21/05/2024

No Coroadinho, prefeito Eduardo Braide abre o ‘São João no Bairro’ 2022

Os moradores do bairro Coroadinho receberam, na noite deste sábado (28), a programação do “São João no Bairro”, da Prefeitura de São Luís. O bairro foi o primeiro a receber o evento que descentralizou o São João na capital, proporcionando um espetáculo de cores, luz, arte e cultura com as apresentações de danças folclóricas e do bumba meu boi.

Atrações

Às 19h, a Companhia Encantar, abriu as festividades com a mistura de ritmos maranhenses que unem coreografias de tradição junina e expressividade. Depois, foi a vez do Cacuriá da Vila Goreth, que tem como instrumento mais forte as caixas do divino e o bailado sensual de seus brincantes.

A programação seguiu com o Bumba Meu Boi Meu Tamarineiro, o mais antigo da noite, nascido em 1965, em São José de Ribamar. A companhia possui sotaque da região do Munim, onde o Mestre Bilú, seu fundador, nasceu e viveu.

A primeira noite do São João no Bairro promovido pela Prefeitura de São Luís foi encerrada com fogos de artifícios que iluminaram o céu para receber a última atração: o Bumba Meu Boi Upaon-Açu, representante do sotaque de orquestra, que levou ao Coroadinho, o colorido das indumentárias das índias, dos vaqueiros e demais personagens, bem como a musicalidade da maior manifestação da cultura popular do Maranhão. O grupo que já lançou CD e tem 29 anos de existência.

População do Coroadinho aprova o São João no Bairro

A abertura do São João no Bairro, no Coroadinho, levou milhares de pessoas ao Viva Alto São Sebastião, que aprovaram a programação da Prefeitura, dançaram e se encantaram do início ao fim das apresentações.

Para o secretário municipal de Cultura, Marco Duailibe, além da geração de emprego e renda, a festa também é um momento de a comunidade desfrutar das brincadeiras e vivenciar a arte e a cultura de perto. “A Prefeitura, na gestão do prefeito Eduardo Braide, conseguiu trazer para a comunidade uma oportunidade de momentos de lazer, cultura e festa. A comunidade vivencia em seu próprio bairro os nossos folguedos, a nossa cultura e o São João no Bairro tem essa proposta”, disse o secretário.

Programação

Nos próximos dias, aos fins de semana, as festas seguem de forma itinerante nos bairros Morada do Sol, Vila Embratel, Ilhinha, Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Quebra Pote, Vila Luizão e Cohatrac. Já no dia 10 de junho, a Prefeitura abrirá o “Arraial da Cidade”, na Praça Maria Aragão, que se estenderá até o dia 30 de junho, sempre de quarta-feira a domingo.

Organização e segurança

Para garantir que a festa acontecesse em clima de alegria e animação, com organização e segurança a todos que foram prestigiar o evento, a Prefeitura de São Luís manteve equipes da Guarda Municipal, Blitz Urbana, agentes de trânsito e ambulância do SAMU. Também estavam presentes, profissionais do Consultório na Rua e agentes de limpeza. A Polícia Militar deu apoio com guarnições e viaturas na praça do Viva e em todo o entorno.

Participaram do primeiro São João no Bairro, no Coroadinho, os secretários municipais Igor Almeida (Secom), Diego Baluz (SMTT), Felipe Falcão (Semit), Bruno Costa (Semurh) e Carlivan Braga (Semeped), além do secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida; e o diretor da Blitz Urbana, Victor Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.