A Itália conquistou a Eurocopa neste domingo, em Londres, ao vencer a Inglaterra na cobrança de pênaltis (3 a 2), após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
Diante de 67.173 torcedores presentes em Wembley, os ingleses abriram o placar logo aos 2 minutos de jogo, através do lateral Luke Shaw, que marcou o gol mais rápido da história do torneio continental. Já os italianos empataram na segunda etapa, com o zagueiro Leonardo Bonucci (67).
Após a manutenção do empate na prorrogação, o título foi decidido na cobrança de penalidades. Pelos donos da casa converteram Harry Kane e Maguire, enquanto desperdiçaram Rashford (bateu na trave), Sancho (defendeu Donnarumma) e Saka (defendeu Donnarumma). Do lado da seleção italiana, marcaram Berardi, Bonucci e Bernardeschi, e perderam Belotti (defendeu Pickford) e o brasileiro naturalizado italiano Jorginho (defendeu Pickford).
Assim, a Itália volta a conquistar a Euro depois de ser campeã em 1968. Já os ingleses seguem sem vencer um torneio desde a Copa do Mundo de 1966.
— Ficha técnica da partida final da Eurocopa 2020:
Local: estádio Wembley, Londres (Inglaterra)
Público: 67.000 espectadores
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Gols: