20/01/2026

NOVA COTA DO LIVRO GARDÊNIA: FLOR DE LAPELA” MOVIMENTA MERCADO EDITORIAL LUDOVICENSE.

O livro “Gardênia: Flor de lapela”, que fora lançado no último dia 5 de novembro e teve sua edição esgotada na solenidade de lançamento, acaba de ter nova cota à disposição do público amante da literatura maranhense. O livro “Gardênia: Flor de lapela” é uma entrevista reveladora com a primeira Prefeita eleita da capital maranhense que o professor Euclides Moreira Neto realizou há cerca de 10 anos e formatou em livro com selo da Editora da Universidade Federal do Maranhão – EDUFMA  e produção editorial da Editora J. A. A. Viegas (especializada em apoiar publicações de escritores independentes da região maranhense).

Euclides informou que sente-se muito honrado com a oportunidade de lançar o livro sobre a primeira Prefeita eleita pela voto popular de São Luís na Livraria AMEI, que é hoje a maior referência para os autores locais, assim como estudantes e investigadores de nossa cultura em geral, além disso este título resgata parte da nossa história por meio de depoimentos e analises com um olhar crítico e apurados. O livro que foi muito bem recebido, tem agora uma nova cota <´<a disposição do público leitor de nossa terra.

Como o próprio nome indica o livro “Gardênia: Flor de Lapela” apresenta uma entrevista com a senhora Maria Gardênia Castelo Gonçalves, que foi a primeira dama do Estado e a primeira Prefeita eleita da capital maranhense, após uma pleito acirradíssimo no início da década de 1980, quando disputou as eleições enfrentando o poderio hegemônico do grupo Sarney. Dona Gardênia, à época, era casada com o então Governador do Estado, João Castelo Ribeiro Gonçalves. Nesse livro, a entrevistada faz revelações importantes para a compreensão de como se dava as tratativas da política maranhense de seu tempo.

No Prefácio, a escritora Arlete Nogueira Machado destaca que “Gardênia resistiu diante de três poderes econômico e politicamente poderosos: o poder municipal, o poder estadual e o poder federal. Suportou um jornalismo impiedoso e se livrou honestamente da enxurrada de nomeações ilegais que lhe deixaram nos seus últimos dias de gestão, senhora esta que teve o povo, principalmente o povo pobre, a seu lado dando-lhe, naquela eleição, uma vitória verdadeiramente surpreendente.

A escritora Arlete Machado aplaude e louva a iniciativa de Professor Moreira Neto e diz ele “conseguiu a singeleza e a excelência da revelação de uma experiência de vida, fazendo de Gardênia uma escritora a descrever detalhadamente ricos, importantes e às vezes dolorosos instantes da história maranhense que a sua excepcional memória e delicada sensibilidade guardaram para nos oferecer”. São 136 páginas de revelações, lembranças e memórias de uma época marcante para o povo maranhense.

O AUTOR

Euclides Barbosa Moreira Neto nasceu em 13 de abril de 1957, na cidade de Cururupu-MA. Sua formação educacional e acadêmica ocorreu em Instituições de Ensino Público e atualmente é Professor Universitário, lotado no Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Graduado em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo, na UFMA (1976-1979), tem dois cursos de Especialização: “Teoria e Prática em Jornalismo”, ministrado na UFMA (1981-1982), e “Planejamento da Comunicação”, na Universidade Federal de Minas Gerais (1982), tem “Mestrado em Comunicação” por meio de convênio entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) (2009-2011).

O professor Euclides Moreira Neto exerceu a função de “Conselheiro” do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (1991-1994) e (2007-2008); reorganizou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura de São Luís (2009-2012). Ao longo de sua carreira como docente, sempre se envolveu com a área de extensão e cultural. Foi diretor durante 12 anos consecutivos do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.

Entre os projetos e ações desenvolvidas sob sua coordenação, até o ano de 2008, na UFMA, destacam-se: a Mostra Brasileira de Humor no Maranhão (HUMORMARÁ); Festival Guarnicê de Cinema; Mostra Guarnicê Itinerante de Cine Vídeo; Festival Brasileiro de Canto Lírico no Maranhão (MARACANTO); Festival Brasileiro de Poesia no Maranhão (POEMARÁ); Festival Universitário de Reggae – UNIREGGAE; Mostra Brasileira de Miniatura Artística no Maranhão; Festival Brasileiro de Canto Coral no Maranhão (FEMACO); Mostra Maranhense de Arte Efêmera; Tocata de Bandas e Fanfarras do Maranhão; Curta Lençóis: Festival de Cine-Vídeo dos Lençóis Maranhenses; Projeto LUSOBRAS: Festival Luso-Brasileiro de Arte Cultura; Programa Regional de Apoio às Artes Plásticas; e Maranhão Vídeo de Bolso – Festival Regional de Vídeo de Bolso no Maranhão, entre outros.

Expediente:

O que: Noc«va cota do livro “Gardênia: flor de lapela”, de Euclides Moreira Neto

Onde: Livraira AMEI – São Luís Shopping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.