A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã desta terça-feira os indicados à 94ª edição do Oscar, que está marcada para o dia 27 de março e deve acontecer de forma presencial, no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles.
O campeão de indicações foi “Ataque dos Cães”, com 12. O filme tem como trunfo o bom trânsito tanto em categorias técnicas, quanto nas principais, o que também aconteceu com “Duna”, que teve dez indicações.
Ambos aparecem na seção de melhor filme, em que competem com “Belfast”, “No Ritmo do Coração”, “Não Olhe para Cima”, “King Richard – Criando Campeãs”, “Licorice Pizza”, “O Beco do Pesadelo”, “Amor, Sublime Amor” e o japonês “Drive My Car”, que surpreendeu e tirou “A Tragédia de Macbeth” e “Tick, Tick… Boom!” da disputa principal.
Entre os diretores que tentam embolsar uma estatueta está Jane Campion, que pode se tornar apenas a terceira mulher a vencer como melhor direção se confirmar seu favoritismo por “Ataque dos Cães” –as outras foram Kathryn Bigelow, em 2010, e Chloé Zhao, no ano passado.
Para alcançar o feito, ela terá de superar medalhões como Steven Spielberg e Paul Thomas Anderson, além de Kenneth Branagh e do japonês Ryusuke Hamaguchi.
O Brasil, como já é sabido desde a divulgação de uma pré-lista de competidores, ficou de fora da disputa pelo Oscar de filme internacional, pelo 23º ano consecutivo. O país tentava uma vaga com “Deserto Particular”, de Aly Muritiba. Foram escolhidos os representantes do Japão, da Dinamarca, da Itália, do Butão e da Noruega.
Confira abaixo os indicados à 94ª edição do Oscar, conforme eles foram anunciados pela dupla de atores Leslie Jordan e Tracee Ellis Ross em transmissão ao vivo.
Melhor filme
- “Belfast”
- “No Ritmo do Coração”
- “Não Olhe para Cima”
- “Drive My Car”
- “Duna”
- “King Richard – Criando Campeãs”
- “Licorice Pizza”
- “O Beco do Pesadelo”
- “Ataque dos Cães”
- “Amor, Sublime Amor”
- Melhor direção
- Paul Thomas Anderson, “Licorice Pizza”
- Kenneth Branagh, “Belfast”
- Jane Campion, “Ataque dos Cães”
- Ryusuke Hamaguchi, “Drive My Car”
- Steven Spielberg, “Amor, Sublime Amor”
Melhor atriz
- Olivia Colman, “A Filha Perdida”
- Nicole Kidman, “Apresentando os Ricardos”
- Kristen Stewart, “Spencer”
- Penélope Cruz, “Mães Paralelas”
- Jessica Chastain, “Os Olhos de Tammy Faye”
- Melhor ator
- Javier Bardem, “Apresentando os Ricardos”
- Benedict Cumberbatch, “Ataque dos Cães”
- Andrew Garfield, “Tick, Tick… Boom!”
- Will Smith, “King Richard: Criando Campeãs”
- Denzel Washington, “A Tragédia de Macbeth”