Ao som do bumba-boi da Maioba, os pacientes assistidos no Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes” participaram, nesta sexta-feira (7), da terceira edição do Arraial da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A programação prossegue até 28 de junho.
“A nossa assistência envolve também atividades que vão trazer mais bem-estar no dia a dia. O objetivo é fazer com que o paciente saia daquele estresse do processo terapêutico e tenha alguns momentos de alegria, apresentando o que é de bonito no Maranhão, que é essa cultura linda, cheia de cores danças e sons”, disse o diretor geral do hospital, Sérgio Catardo.
Maria Nelma Araújo da Silva, de 49 anos, é de Matões do Norte e está acompanhando o marido, Carlos Santos, de 43 anos, em tratamento contra Linfoma no pescoço há quatro meses na unidade. “Ele gostou porque é filho de um apresentador de boi. Desde criança que ele acompanha. Uma atividade como essa dá esperança, confiança no tratamento, e a gente com esperança consegue tudo”.
A agenda de atrações acontecerá durante o mês de junho. Além do Boi da Maioba, também participarão da festa da cultura maranhense o Grupo de Dança Portuguesa. A apresentação será na quarta-feira (12) na Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. As próximas atrações são: Boi Barrica (14), Boi de Maracanã (20), Boi de Morros (21) e Cacuriá (28), no Hospital de Câncer do Maranhão.
Natural de Grajaú, Roberto de Melo, de 46 anos, está em tratamento contra câncer no intestino há oito meses. “Para mim festejar o São João é uma tradição. Já dancei boi, já brinquei boi, muitos anos lá em Grajaú. Ver tudo isso aqui faz com que eu me se sinta bem e feliz”.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Hospital de Câncer “Dr. Tarquínio Lopes” realiza a sua programação junina. “Aqui todos interagem com as diversas brincadeiras que vêm no hospital. É uma grande festa nesse período”, afirmou o coordenador administrativo do hospital, Cláudio Garcês.
O Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes” integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Associação Brasileira de Entidades de Assistência Social (ABEAS).