23/05/2024

Pacientes tem sessão do projeto “Solte a sua voz” no Hospital Dr. Carlos Macieira

A musicalidade do samba, gospel, sertanejo, bossa nova, bumba-boi e muito mais ditam o ritmo do projeto “Solte a sua voz”, realizado com os pacientes e seus familiares no 5º andar da ala cirúrgica do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís. Referência estadual em atendimento de alta complexidade, o HCM compõe a rede da Secretaria Estadual e Saúde (SES).

Na unidade, a idealizadora do projeto, a terapeuta ocupacional Andréa Almeida, explica como a música contribui com o processo de reabilitação física e mental dos pacientes. “Nós observamos como a música ajuda na integração, socialização. Com ela, podemos trabalhar aspectos cognitivos como percepção auditiva, linguagem e coordenação motora. A música como terapia contribui em vários aspectos para recuperação do paciente e ajuda também quem está acompanhando essas pessoas”, disse.

Para Suziele Araújo, de 24 anos, que acompanha o pai há pouco mais de dois meses na unidade, o projeto é uma iniciativa que ajuda na recuperação do paciente e promove mais tranquilidade para os familiares. “Eu estava no leito quando ouvi a música. Esse projeto me tocou, é muito lindo! Um incentivo muito grande para a pessoa não perder sua fé e sempre manter a esperança. Está sendo ótimo para os pacientes e para nós, acompanhantes. A gente sofre muito também”, disse emocionada.

Assistido no HCM, José Pedro Cordeiro, 61 anos, destacou que a música é um alento e proporciona momentos de alegria para os pacientes que passam por um longo período de internação. “Eu adoro música. É muito bom para aliviar o estresse de quem está internado. Alivia a alma, alivia o coração, dá um fôlego novo para a gente continuar”, afirmou.

Durante a apresentação, os participantes e/ou acompanhantes são encorajados a se envolver respondendo perguntas sobre os benefícios da musicoterapia, cantando junto e, inclusive, se apresentando também.