14/04/2024

Palacete Gentil Braga recebe exposição em homenagem ao artista plástico Antônio Almeida

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abre, na próxima quinta-feira, 13, às 18h30, a exposição “Antônio Almeida: o encontro’’, em homenagem ao pintor, poeta, muralista, ilustrador e tapeceiro Antônio Almeida. A mostra é gratuita e ficará em cartaz no Palacete Gentil Braga (Rua Grande,782) até o dia 11 de agosto. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.

A programação foi idealizada pela UFMA em parceria com a família do artista, que cedeu as obras. A curadoria é da artista plástica Marlene Barros. Durante a exposição, será exibido o vídeo “Antonio Almeida: análise e relatos de sua produção artística’’, produzido pela professora Geyse Nicácio.

O título “Antônio Almeida: o encontro’’ faz referência a chegada das obras do artista à galeria que leva o seu nome e está localizada no Palacete Gentil Braga. Para a Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Barbosa Câmara, “é motivo de grande alegria promover esse encontro entre o equipamento cultural que carrega o nome de Antônio Almeida e os trabalhos do versátil, criativo e grandioso artista.’’

A pedagoga Holândia Almeida, filha do artista, afirma que “a exposição é importante para que futuras gerações conheçam a grande contribuição de Antonio Almeida para a arte moderna do Maranhão. Ele foi pioneiro em diversas áreas e seu legado continua representando de forma genuína a cultura e a diversidade do nosso povo’’.

Sobre Antonio Almeida

Nascido em 27 de maio de 1922, em Barra do Corda, Antônio Almeida teve seu centenário comemorado no ano passado. Curiosamente, o artista nasceu no mesmo ano em que ocorreu a Semana de Arte Moderna em São Paulo, evento pioneiro no movimento artístico que mais tarde ficaria tão marcado nas obras do maranhense.

Apesar da falta de oportunidades de acesso ao conhecimento formal, o talento de Antônio Almeida aflorou desde os 05 anos de idade, quando iniciou uma vida dedicada à arte. Ele foi pintor, escultor, poeta, muralista, ilustrador, entalhador e tapeceiro.

Membro da Academia Maranhense de Letras, Antônio Almeida tem obras espalhadas por diversas localidades de São Luís. Alguns murais do barra-cordense podem ser encontrados em locais marcantes da Ilha Magnética, como o Parque do Bom Menino, na Rua do Egito, e a Secretaria Municipal da Fazenda de São Luís, no bairro da Alemanha, entre outros.

Serviço:

  • O quê: Abertura da exposição “Antonio Almeida: o encontro’’ com obras do centenário artista maranhense

  • Quando: 13 de julho de 2023, quinta-feira, 18h30

  • Onde: Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782)

  • Visitação: De 14 de julho a 11 de agosto, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, entre 8h e 12h e 14h e 18h.