18/04/2024

Palco Mundo 2023 do Lençóis Jazz & Blues Festival terá abertura no Teatro da Cidade

O guitarrista Torcuato Mariano, o duo Mestrinho e Cainã Cavalcante e o baterista maranhense Fofo Black estrelam a abertura Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023, que acontece nesta terça-feira, 01, às 19h, no Teatro da Cidade (Rua do Egito – Centro). A iniciativa é solidária e aberta ao público, basta trocar o ingresso por 1kg de alimento não-perecível, a partir de 13h na bilheteria do local, na data do show.

A programação começa às 19h, com o show do baterista, percussionista, produtor e pesquisador de ritmos, culturas regionais, ritmos africanos e afro-cubanos, Fofo Black.

O artista ludovicense completa 22 anos de carreira, com vasta experiência, acompanhando grandes nomes como Alcione, Zeca Baleiro e Arismar Espírito Santo. Ao lado do veterano Robertinho Silva e Júlio Diniz, vai lançar, em breve, o EP Percussão Melódica. Fofo Black, paralelo ao seu trabalho solo, integra a banda Pife Muderno. Neste show, Fofo Black estará no palco com um quarteto de músicos: Rui Mário (teclado e acordeon), Carlos Raqueth (contrabaixo), Sarah Byancci (saxofone) e Lis Vanelli (vocal).

Às 20h, o duo Mestrinho e Cainã Cavalcante entra em cena para um show espetacular. Um sergipano e um cearense que se encontraram em São Paulo e encabeçam um movimento de músicos nordestinos, contemporâneos, com sede de Mundo. Músicas autorais e clássicos de Gilberto Gil, Fagner e Hamilton de Holanda entre outros expoentes terão releituras com a virtuose artística do duo embalando a plateia em puro encantamento.

No Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo, Torcuato Mariano Quarteto apresentará um show de jazz rock celebrando seus 40 anos de carreira e em homenagem ao célebre guitarrista Jeff Beck. Ele é um dos artistas brasileiros de música instrumental mais acessados nas redes digitais. Muitos solos de guitarra emblemáticos, do Rock dos anos 80, tinham autoria de Torcuato como o da música Revanche, do Lobão. E ele foi um divisor de águas na trajetória artística de Flávio Venturini.

O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 recebe patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Tutuca Viana Produções. Na abertura, terá o apoio da Prefeitura de São Luís.

 Os demais shows dos dias 02, 03 e 04 de agosto irão ocorrer no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro), de forma gratuita. Serão três espetáculos por noite e conta com o apoio do Governo do Estado, através da SECMA.

PALCO MUNDO – Este é o sétimo ano de realização do Palco Mundo, uma vertente do já consagrado Lençóis Jazz & Blues Festival, que acontece em circuito na capital e em Barreirinhas (MA); neste ano, terá sua 15ª edição. Ambos têm vistas a formação de plateia e a difusão da arte, em especial, a Música Brasileira Instrumental. E inclui o Maranhão na rota dos maiores e mais tradicionais festivais do país, atraindo turistas e movimentando a cadeia produtiva da Economia da Cultura no Estado.

Faz parte da missão do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo garantir acesso às pessoas com deficiência, durante toda a programação; desta forma, cumpriremos as orientações da Lei n° 13.145, para proporcionar uma excelente experiência a todos, com segurança e conforto. Teremos, portanto, uma equipe de apoio no receptivo, espaço para cadeirantes e banheiros adaptados e tradução em Libras.

O Lençóis Jazz & Blues Festival já é uma marca consolidada de realização que oferta entretenimento de qualidade; acesso aos diversos bens culturais que objetiva formação de novas plateias e possibilita o intercâmbio musical entre artistas locais, nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023

Abertura: Dia 01 de agosto de 2023, no Teatro da Cidade – Rua do Egito (Centro Histórico).

Shows: Dias 02, 03 e 04 de agosto de 2023, no Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol  (Centro Histórico).

Entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível. Troca com mínimo de 1h de antecedência no local dos shows.

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Tutuca Viana Produções.

Mais informações: @lencoisfestival.

PROGRAMAÇÃO PALCO MUNDO 2023

Dias 01 a 04 de Agosto 2023

Locais: Teatro da Cidade/Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

Shows gratuitos.

DIA 01 DE AGOSTO DE 2023 – ABERTURA

Local: Teatro da Cidade – Centro Histórico

19h – Fofo Black Jazz Brazuka

20h – Mestrinho e Cainã Cavalcante

21h15 – Torcuato Mariano Quarteto

DIA 02 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Henrique Duailibe Trio

20h – Gilson Peranzzetta e Marcel Powell

21h15 – Amaro Freitas Trio

DIA 03 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Arlindo Pipiu Sexteto

20h – Lucille Berce

21h15 – Dudu Lima convida Carlos Malta

DIA 04 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Duo Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino

20h – Isaac Cândido Canta Fagner

21h15 – Toninho Horta faz homenagem a Milton Nascimento (convidados Juarez Moreira, Beto Lopes e Cyrano Teixeira)