20/04/2024

Palco Mundo do Lençóis Jazz & Blues Festival ocupa o TAA

O Teatro Arthur Azevedo está de portas abertas para todos os tons e vertentes da música instrumental brasileira dentro da programação do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 que terá encerramento nesta sexta-feira, 04, com três shows espetaculares a partir de 19h.

Já passaram por lá o pianista Amaro Freitas, o duo Gilson Peranzzetta e Marcel Powell e o músico maranhense Henrique Duailibe. Toda a programação é aberta ao público, com ingresso solidário mediante a troca de 1kg de alimento não-perecível, disponível na bilheteria do TAA, aberta sempre a partir de 13h. Vale ressaltar que o hall do teatro fica aberto durante toda a noite, com serviço de bar.

Apresentam-se nesta quinta-feira, 03, o diretor musical, produtor e violonista Arlindo Pipiu estará no palco, acompanhado de Sexteto, com um emaranhado de canções que habitam seus 40 anos dedicados à Música.

A jovem cantora maranhense Lucille Berce, radicada em São Paulo (SP), vem em seguida para realizar um grande show no Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo. Ela já circulou por vários festivais no país, e traz no repertório uma mescla de texturas musicais em uma roupagem voltada ao jazz, mas não se restringindo apenas a ele, passeando também pelo samba, choro, e música regional.

O contrabaixista, arranjador e compositor mineiro Dudu Lima finaliza a segunda noite de espetáculos. O Trio (Dudu Lima, Caetano Brasil, Leandro Scio) recebe no palco, nada mais, nada menos, que o multi-instrumentista “escultor do vento” Carlos Malta. Dudu Lima já tem mais de 21 álbuns lançados, ao longo de 35 de carreira. Reconhecido por muitos artistas consagrados, Dudu é uma das referências brasileiras no mercado internacional, principalmente, nos Estados Unidos, Suíça, Portugal, Itália, Bélgica e República Tcheca.

O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo finaliza no dia 04 de agosto, sexta-feira, no TAA. O primeiro show da noite será com o Duo Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino.

Nivaldo Ornelas é saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Clube, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do Clube da Esquina, assinando os solos dos principais álbuns de Milton Nascimento e Toninho Horta. Transitando bem entre o popular e erudito, Ornelas é premiadíssimo, autor de mais de 200 obras, entre composições para orquestras de câmara e sinfônica, música popular, trilhas para cinema, teatro e balé. Kiko Continentino é pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical; belorizontino radicado em Niterói (RJ). Faz parte do legendário AZYMUTH desde 2015, ocupando a vaga deixada por José Roberto Bertrami. Kiko toca desde 1995 com o cantor Milton Nascimento (seu parceiro em três canções), com quem gravou vários CDs e DVDs, contribuindo com diversos arranjos e parcerias. Seu nome está associado a uma constelação mundial de artistas, com os quais realizou gravações, concertos, workshops, festivais, oficinas, shows, eventos institucionais e projetos em mil direções, ao redor do planeta.

Após esse show magnífico, a plateia vai se deparar com emoção em canto de Isaac Cândido, que se debruça sobre os grandes sucessos de Fagner, lançados de 1973 a 1982, apresentando no repertório músicas de Beleza (1979), Eternas Ondas (1980), Traduzir-se (1981) entre outros discos da época.

O encerramento do Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 acontece com o  show “Homenagem a Milton Nascimento” de Toninho Horta, junto aos músicos, Juarez Moreira (violão), Beto Lopes (contrabaixo) e Cyrano Teixeira (bateria e percussão). Toninho Horta tem uma vasta biografia; é considerado um dos maiores guitarristas do mundo, e um dos ícones do movimento musical mineiro, Clube da Esquina.

O Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023 recebe patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Tutuca Viana Produções. E apoio da Prefeitura de São Luís, via Secretaria de Cultura.

Este é o sétimo ano de realização do Palco Mundo, uma vertente do já consagrado Lençóis Jazz & Blues Festival, que acontece em circuito na capital e em Barreirinhas (MA); neste ano, terá sua 15ª edição. Ambos têm vistas a formação de plateia e a difusão da arte, em especial, a Música Brasileira Instrumental. E inclui o Maranhão na rota dos maiores e mais tradicionais festivais do país, atraindo turistas e movimentando a cadeia produtiva da Economia da Cultura no Estado.

Imperdível!

SERVIÇO:

Lençóis Jazz & Blues Festival – Palco Mundo 2023

Até 04 de agosto de 2023, no Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol  (Centro Histórico).

Entrada gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Patrocínio: Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Realização: Tutuca Viana Produções.

Mais informações: @lencoisfestival.

PROGRAMAÇÃO PALCO MUNDO 2023

DIA 03 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Arlindo Pipiu Sexteto

20h – Lucille Berce

21h15 – Dudu Lima convida Carlos Malta

DIA 04 DE AGOSTO DE 2023

Local: Teatro Arthur Azevedo – Centro Histórico

19h – Duo Nivaldo Ornelas e Kiko Continentino

20h – Isaac Cândido Canta Fagner

21h15 – Toninho Horta faz homenagem a Milton Nascimento (convidados Juarez Moreira, Beto Lopes e Cyrano Teixeira)