19/04/2025

Palmas Universitárias homenageia servidores e comemora 53 anos da UFMA

Na noite desta terça-feira (22) no auditório central, foi realizada a condecoração “Palmas Universitárias”, que teve o intuito de homenagear professores e técnicos-administrativos da instituição, além de comemorar os 53 anos de história da Universidade Federal do Maranhão. Foram entregues 39 medalhas, entre técnicos e docentes, além de placas de homenagem às instituições e personalidades maranhenses parceiras da Universidade. A distinção honorífica Palmas Universitárias foi instituída nos termos da Resolução nº 12/86 do Conselho Universitário, de 16 de Junho de 1986.  

A reitora Nair Portela enfatiza que foi um ano de muita luta e muitas conquistas, e que a UFMA faz parte da história de muitas pessoas. “Essa comenda tem o objetivo de homenagear servidores que têm dedicado parte de sua vida e tempo para o bom funcionamento da instituição, é uma homenagem justa e valorosa aos trabalhadores desta casa. Também destaco a contribuição de muitos parceiros e personalidades que apoiaram os projetos da UFMA ao longo desses 53 anos de história”, declarou.

O diretor do câmpus São Bernardo e um dos homenageados na cerimônia, Josenildo Campos Brussio, salienta que se sente orgulhoso de ser professor da UFMA há 12 anos. “Essa homenagem não é o esforço de um único profissional, mas de toda a equipe que trabalha com ele. Tudo dá certo quando contamos com o apoio e a colaboração de todos. Estou aqui, não como aquele que merece o destaque do câmpus, mas como aquele que representa todos que fazem parte do câmpus de São Bernardo”, pontuou.

Já Anselmo Cardoso de Paiva, professor do departamento de Informática no Centro de Ciências e Tecnologias (CCET), diz que foi uma surpresa ter sido escolhido para receber a comenda. “A universidade foi praticamente o meu primeiro emprego, e trabalhar aqui está sendo uma experiência muito rica. A convivência com os alunos tem me ensinado a crescer muito como profissional e como pessoa”, afirmou.

Para o técnico-administrativo do departamento de Desenvolvimento e Organização Acadêmica da Pró-reitoria de Ensino (Deoac-Proen) José Ribamar Aranha Filho, a rotina de trabalho na UFMA agrega valores e aprendizados. “Eu sou apaixonado pelo que eu faço no meu setor e me vejo como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de um trabalho com qualidade e competência”, finalizou.

A programação ainda contou com a apresentação musical do Quarteto Buriti, formado pelos músicos Daniel Cavalcanti, Mauro Sérgio, Ronald Nascimento e Wesley Sousa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.