23/05/2024
Sem categoria

PEDRA DA MEMÓRIA RESTAURADA E TALUDE DA PRAÇA MARIA ARAGÃO RECEBEU ILUMINAÇÃO

Na Pedra da Memória, os serviços consistiram em limpeza, restauro e impermeabilização do monumento

Marco histórico – A Pedra da Memória é um obelisco datado de 1841, que foi construído em homenagem à maioridade do imperador Dom Pedro II. Localizado originalmente no Campo de Ourique, foi depois transferido para o Cais da Sagração. O monumento é feito de pedra de cantaria e também recebe o nome de Baluarte de São Cosme e Damião. O monumento está protegido do mar por muralhas que pertenciam ao antigo Forte São Felipe

Além da Pedra da Memória, a Prefeitura concluiu também a iluminação artística do Talude da Praça Maria Aragão

A Prefeitura de São Luís, por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) e as secretarias municipais de Turismo (Setur) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), entregará esta semana mais dois monumentos restaurados e com iluminação artística: A Pedra da Memória e o Talude da Praça Maria Aragão. A gestão municipal, que já iluminou também o Monumento do Pescador, na Avenida Litorânea, trabalha também para finalizar a reforma da Feira da Praia Grande e iniciar a restauração e iluminação da Fonte do Ribeirão.

Na Pedra da Memória, os serviços consistiram em limpeza, restauro e impermeabilização do monumento. A execução da obra foi feita pela Fumph e a iluminação do local ficou a cargo da Semosp. Segundo o presidente da Fundação, Aquiles Andrade, é preciso que a população se conscientize da importância desse marco para a história da cidade e some forças contra o vandalismo urbano. “A Pedra da Memória será entregue totalmente limpa. Esperamos que a população ajude os órgãos de proteção a conservá-la assim”, destacou.

A Prefeitura pretende, ainda, destacar a arquitetura de mais sete monumentos até 2012, por meio de projetos de luminotécnica, combinando luzes e cores que valorizarão pontos turísticos da capital, pelo Projeto de Iluminação Artística dos Monumentos Turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.