28/05/2024

Péricles Rocha abre exposição com trabalhos inéditos em Alcântara (MA)

Natural de Codó, o pintor, escultor, desenhista e ilustrador Péricles Rocha vai abrir na próxima terça-feira (20), a exposição “Meus caminhos até Alcântara”, com trabalhos inéditos e  inaugurando as novas salas de exposição temporária do Museu Histórico de Alcântara, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus.

Na mostra, são apresentadas dez telas com impressões do artista sobre a cultura local como o recolhimento de esmolas da Santa Croa, o mastro do Mordomo Régio, os tambores de São Benedito, além de outros trabalhos dedicados à Alcântara. Residindo na cidade desde os anos 80, participa da vida cultural local, tendo sido Mordomo Régio em 1987 e Imperador em 1989 e 2001, na tradicional Festa do Divino Espírito Santo.

Sempre inspirado na cultura popular e nos ritmos nordestinos, o artista revela que amadureceu dentro de uma técnica muito pessoal, em que produz sua própria tinta, encontra a própria linguagem e mergulha no universo de sua realidade, tornando-se intérprete original de seu tempo e de sua gente. “São cores que eu trouxe do sertão. O ocre, o bege, o marrom das roupas dos vaqueiros, da nossa cultura sertaneja. São tons que eu trouxe para misturar”, diz o artista.

“Meus caminhos até Alcântara” é uma homenagem ao aniversário da cidade monumento que completa 374 anos no dia 22 de dezembro. A exposição inaugura ainda as salas de exposição temporária do Museu Histórico de Alcântara/Ibram, que passou por reforma e ampliação durante dois anos.

A abertura será dia 20 de dezembro, na Praça da Matriz de Alcântara, às 19h, e a entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.