27/05/2024

Pesquisa revela que 61% dos brasileiros vivem com medo de expressar suas opiniões

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que mais de 60% dos brasileiros temem ser punidos por expressar suas opiniões verbalmente ou por escrito. O estudo, divulgado nesta terça-feira (7), aponta uma incerteza generalizada entre os entrevistados, com 32,4% acreditando na possibilidade de expressar suas opiniões e 6,6% não se manifestando ou optando por não compartilhar sua opinião.

Entre os dados mais destacados, observa-se que 61,5% das mulheres e 60,5% dos homens expressam receio em relação à punição por se manifestarem. Quando considerada a faixa etária, pessoas entre 35 e 44 anos são as que mais temem, representando 65,1% dos entrevistados.

Relativamente à religião, 64,5% dos evangélicos e 61% dos católicos expressam sentir mais a falta de liberdade de expressão, enquanto 54,8% dos que seguem outra fé ou não possuem uma religião também compartilham dessa preocupação.

Os resultados da pesquisa mostram um cenário de insegurança e receio em expressar opiniões no Brasil, levantando questões sobre a liberdade de expressão e os limites impostos pela sociedade.