04/12/2023
Sem categoria

PRÉ CARNAVAL GORDO NO SÁBADO E DOMINGO MAGRO E DE MUITA FOLIA

Muitos foliões saíram de casa neste sábado, 26, para aproveitar a programação do último fim de semana antes dos quatro dias oficiais de Carnaval. Desde a quinta-feira, 24, o “Carnaval da Tradição: É você quem brilha e faz brilhar!”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), tem movimentado vários pontos da cidade. Apresentações de grupos e shows de artistas se espalharam pelos Vivas e Centro Histórico, fazendo a alegria de foliões de todas as idades.

Nesta última prévia, os Vivas que fazem parte do circuito do Carnaval da Tradição, como Anjo da Guarda, Liberdade, Bairro de Fátima e João Paulo, receberam apresentações diversificadas, animando desde as crianças até o público mais velho. No Bairro de Fátima, por exemplo, a folia foi garantida com o show da Banda do Bicho Terra. “Eu adoro o Bicho e ter a oportunidade de assisti-lo no meu bairro é maravilhoso”, disse a manicure Marinalda Carvalho.

No Viva Anjo da Guarda as pessoas acompanharam com dança e palmas cada novo grupo que chegava ao local. Assim foi quando o Bloco Os Vigaristas começou a apresentação. Os percursionistas fizeram com que o público dançasse desde o batuque produzido pelas caixeiras do Divino, até a batida do reggae.

Centro Histórico

Para garantir que a folia seja democrática, o Circuito Praia Grande recebeu três pontos oficiais, com programação para todos os gostos. No palco montado na Praça Nauro Machado, shows de artistas levaram turistas, crianças, jovens e idosos a pularem no ritmo das marchinhas carnavalescas e ao som de outros ritmos maranhenses.

O aposentado José Antonio Gomes, acompanhado de sua esposa, foi um dos que aproveitaram o show da cantora Rosa Reis. “Sempre gostei de Carnaval e estou gostando muito da diversidade de atrações este ano”, contou.

Na Casa do Maranhão e no Canto da Cultura, blocos alternativos, tradicionais e afros, além de baterias de escolas de samba e tribos de índio, deram um colorido à parte aos locais. A administradora Katia Magalhães levou sua câmera fotográfica para fazer o registro das danças. “Acho muito interessante a forma como os grupos se apresentam, especialmente por conta do colorido das fantasias”, disse.

Da Praça Deodoro à Beira Mar

Neste domingo (27), a festa começa com o Cortejo Deodoro/Cajazeiras, trazendo a participação de 60 grupos, de todas as manifestações folclóricas maranhenses. As brincadeiras populares começam a descer da Praça Deodoro, às 17h.

Ainda no domingo, às 16h, começam as apresentações no Portal do Ceprama, Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Ponto do Gavião e Ponto de Fuga.

Na Praça Deodoro, a folia começa às 17h, mesmo horário em que começam as atrações nos Espaços Viva do Anjo da Guarda, Cidade Operária, Liberdade e Bairro de Fátima, bem como no Ponto do Meio (Largo do Caroçudo). No Ceprama, as apresentações começam às 18h, com o show de Tadeu de Obatalá e Paulinho Akomabu.

Quem quiser curtir o Carnaval na beira da praia, a programação no Circuito da Avenida Litorânea também inicia às 17 horas, com a jardineira Bandida, seguida dos trios Confraria, Jegue Folia, GDAM, Lapada, 100 Limite, Q-Bixa Elétrica e Boneco Guelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.