A realização do show da banda Falamansa no Largo do Carmo e Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís, neste domingo, 21, provocou críticas de especialistas ligados à preservação do patrimônio urbano e cultural da cidade.
Responsável pela contratação da banda, a prefeita Esmênia Miranda passou a ser alvo de questionamentos diante da programação do evento numa área considerada sensíveis do ponto de vista histórico e urbanístico.
A escolha do local não dialoga com as limitações do espaço e com normas que regem a ocupação do Centro Histórico.
Eventos de grande apelo popular e grande concentração de público, como o show da banda Falamansa, não são compatíveis com a estrutura do Largo do Carmo e da Praça João Lisboa.
A legislação que regula o uso desses espaços e a própria dinâmica urbana da região não comportariam esse tipo de evento de grande porte.
As críticas também apontam para impactos na mobilidade e na preservação do patrimônio, especialmente diante da grande presença de público e das restrições de acesso relatadas durante a realização do evento.
Com a intensidade do público, a prefeitura foi obrigada a bloquear a entrada de mais pessoas, limitando novos acessos do público à área.

