19/06/2024

Prefeitura de São Luís abre credenciamento de barracas para São João da Maria Aragão 2023

A Prefeitura de São Luís, por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES) divulgou, na sexta-feira (12), edital que abre o credenciamento de barracas e exploração de comidas sobre rodas para o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão. Além de fornecer espaços para que empreendedores possam comercializar seus produtos, serão ofertados cursos de capacitação e acompanhamentos especializados em gestão para esses trabalhadores.

As inscrições devem ser realizadas na sede da AMDES, localizada à Rua do Giz, 445, Centro, São Luís, no período de 22 a 24 de maio de 2023, das 13h às 17h, por meio da ficha de inscrição padronizada, disponível no anexo do edital, acompanhada da documentação exigida, em envelope aberto, endereçado à Comissão de Credenciamento da AMDES.

De acordo com o presidente da AMDES, Felipe Mussalem, este ano, a Prefeitura de São Luís vai além da oferta de um espaço público para esses trabalhadores. “É importante destacar que a Prefeitura de São Luís não vai apenas disponibilizar espaços para exploração comercial. A gestão do prefeito Eduardo Braide vai capacitar esses empreendedores que vão usar esses espaços públicos. Capacitá-los com boas práticas no manuseio de alimentos, vendas, atendimento ao cliente, informações turísticas da cidade, para que esses empreendimentos de alimentos também estejam preparados para receber nossa população e nossos turistas”, explicou Felipe Mussalém.

Com a iniciativa, a Prefeitura de São Luís vai acompanhar as operações de alimentos e bebidas diariamente, dando orientação com consultores especializados em gestão que vão acompanhar também a geração de renda. De acordo com a AMDES, em 2022, somente as barracas movimentaram cerca de R$ 1,3 milhão na economia local, proporcionando trabalho e renda para cidadãos ludovicenses.

Edital

O edital é destinado para inscrição e seleção de candidatos para a cessão de ponto fixo em barracas de alimentos e para vendedores de comidas sobre rodas na área interna do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, bem como exploração de comida sobre rodas no Espaço Vila Food, para o festejo junino 2023 de São Luís. Ao todo, serão disponibilizados 30 espaços, sendo sete para barracas de pessoa jurídica (com fins lucrativos), três para barracas de pessoas jurídicas (sem fins lucrativos) e 20 para comida sobre rodas (pessoa jurídica).

Após o credenciamento, as propostas serão analisadas levando em consideração os critérios de expertise de atuação na área, preços praticados e a praticar no mercado, cardápio e portfólio, além local de atuação das atividades do interessado. O resultado da análise das propostas será realizado no dia 26 de maio de 2023, com divulgação no Portal da Prefeitura de São Luís.

Cursos de Capacitação

Os selecionados deverão obrigatoriamente participar dos cursos de Boas Práticas de Manuseio de Alimentos, Atendimento ao Cliente, Vendas, Informações Turísticas e Finanças com local e horário a serem definidos.  As capacitações serão ministradas com a participação do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Blitz Urbana. Além disso, durante o período de comercialização no festejo junino, estes empreendedores estarão recebendo consultoria especializada em gestão.

Durante todo o período de festividade, os credenciados deverão estar de posse da declaração de participação desses cursos, além do credenciamento, ambos emitidos pela AMDES, e de documento de identificação pessoal com foto.