21/04/2024

Prefeitura de São Luís abre hoje (9) Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão

Um dos espaços juninos mais aguardados de São Luís, o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, inicia sua programação nesta sexta-feira (9). Com novidades e uma grande infraestrutura, o terreiro junino vai receber o melhor da cultura popular local e também shows de artistas nacionais. O espaço funcionará de quinta-feira a domingo, a partir das 19h.

Além de abrir espaço para as apresentações de grupos de bumba meu boi de todos os sotaques, grupos folclóricos como tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas e dança portuguesa, entre outros, este ano, o Arraial da Cidade vai contar com o Espaço Reggae, onde se apresentarão bandas e artistas ligados ao segmento. Por lá, os amantes do ritmo jamaicano poderão curtir agarradinhos as pedras que embalam a ‘Jamaica Brasileira’, a partir das 21h.

Já tradicional no Arraial da Cidade, o Barracão do Forró é lugar para quem curte um bom pé de serra comandado por grupos e artistas locais, com início às 19h30. No barracão, ninguém fica parado porque o trio sanfona, triângulo e zabumba é quem faz todo mundo dançar.

“Preparamos uma grande festa, como determinou o prefeito Eduardo Braide, com uma programação democrática, composta por nossos grupos folclóricos e também o reggae e o forró, além de grandes shows de artistas nacionais. O Arraial da Cidade vem para marcar ainda mais o São João de São Luís e tenho certeza que criará muitas memórias na nossa população e em quem visita nossa cidade nesta época do ano”, observou o titular da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Marco Duailibe.

Programação

Para abrir o Arraial da Cidade, na sexta (9), quem primeiro se apresenta é o Boi de Santa Fé (baixada), às 19h. A seguir, a cantora Tereza Canto solta a voz em show com repertório variado, preparando o terreiro para o Boi de Nina Rodrigues (orquestra), cacuriá de Dona Teté, Boi Brilho da Terra (orquestra), Boi Barrica (alternativo) e, para encerrar a noite, o Boi da Maioba (matraca).

No Espaço Reggae, as bandas Filhos de Jah e Maravista são os destaques. As atrações do Barracão do Forró começam com contação de histórias da literatura de cordel com a “Cia Imaginário” e segue com Forró do Cabozé, Forró Bom Demais e Forró Seu Raimundinho e Pé no Chão.

No sábado (10), a festa tem início com o tambor de crioula Milagre de São Benedito, seguido por Boi de Morros (orquestra), show do cantor PP Júnior, Boi Novilho Branco (alternativo), Boi Oriente (baixada), Boi de Axixá (orquestra) e Boi de Maracanã (matraca). No Espaço Reggae, as pedras rolam sob o comando de Bives e da banda Guetos, enquanto que no forró, as atrações são literatura de cordel com Moizes Nobre, Forró Grude Aí, Forró Pesado e Forró Cheiro da Terra.

Os shows de artistas nacionais começam no domingo (11), véspera do Dia dos Namorados. Para embalar o público, a grande atração da noite, Tierry, subirá ao palco às 22h e deverá apresentar um repertório de sucessos como “Rita”, “Cracudo”, “Cabeça Branca” e outros que estão na boca do povo.

Antes de Tierry subir ao palco, ocorrem as apresentações do espetáculo teatral “A lenda do bumba meu boi”, dança portuguesa Arte e Beleza de Portugal, quadrilha Asa Branca e Boi Pirilampo (alternativo). No Barracão do Forró terá literatura de cordel “Raimundo Poeta”, Forró Pegado, Forró Não Gela. No Espaço Reggae as atrações são Katamarã e Raiz Tribal.

Infraestrutura

Pensado para proporcionar conforto e segurança aos amantes do São João, o Arraial da Cidade terá barracas de comidas típicas e food truck, bem como espaço de artesanato e moda, Centro de Atendimento ao Turista, espaço para pessoas com deficiência, espaço preferencial, posto médico, contêiner para vídeo monitoramento e espaço.

Grandes estrelas da festa, as atrações terão locais específicos para as apresentações como o palco fixo da Praça Maria Aragão, além de palco e tablado especialmente montados para as manifestações folclóricas e ainda o palco das atrações nacionais.

A Prefeitura disponibilizará diversos serviços no Arraial da Cidade, por meio das secretarias de Saúde (Semus), Segurança com Cidadania (Semusc), Blitz Urbana (Semurh), Pessoa com Deficiência (Semeped), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Comunicação (Secom) e Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (Amdes). Efetivos da Polícia Militar (PM-MA) e Bombeiro Militar também estarão no arraial.

Desta forma, a Prefeitura de São Luís trabalha para garantir acessibilidade, mobilidade, conforto e segurança para a população e visitantes, fazendo do Arraial da Cidade o ponto de encontro para amigos, familiares e turistas da capital.

Saiba Mais

Programação

Sexta-feira (9)

19h – Boi de Santa Fé (baixada)

20h – Show Tereza Canto

21h – Boi de Nina Rodrigues (orquestra)

22h – Cacuriá de Dona Teté

23h – Boi Brilho da Terra (orquestra)

00h – Boi Barrica (alternativo)

01h – Boi da Maioba (matraca)

Barracão do Forró

19h30 – Contação de histórias da literatura de cordel com a “Cia Imaginário”

20h – Forró do Cabozé

22h – Forró Bom Demais

00h – Forró Seu Raimundinho e Pé no Chão

Espaço Reggae

21h – Filhos de Jah

23h – Maravista

Sábado (10)

19h – Tambor de crioula Milagre de São Benedito

20h – Boi de Morros (orquestra)

21h – Show PP Júnior

22h – Boi Novilho Branco (alternativo)

23h – Boi Oriente (baixada)

00h – Boi de Axixá (orquestra)

01h – Boi de Maracanã (matraca)

Barracão do Forró

19h30 – Literatura de cordel com Moizes Nobre

20h – Forró Grude Aí

22h – Forró Pesado

00h – Forró Cheiro da Terra

Espaço Reggae

21h – Bives

23h – Banda Guetos

Domingo (11)

18h – Espetáculo teatral “A lenda do bumba meu boi”

19h – Dança portuguesa Arte e Beleza de Portugal

20h – Quadrilha Asa Branca

21h – Boi Pirilampo (alternativo)

22h – Show Tierry

Barracão do Forró

19h30 – Literatura de Cordel “Raimundo Poeta”

20h – Forró Pegado

22h – Forró Não Gela

Espaço Reggae

21h – Katamarã

23 – Raiz Tribal