24/02/2024

Prefeitura de São Luís abre programação de pré-Carnaval na Madre Deus neste domingo (28)  

Berço da cultura popular maranhense, o bairro Madre Deus é sinônimo de festa. E neste domingo (28), não será diferente. Isto porque a Prefeitura de São Luís abre oficialmente as festas de Momo na comunidade, com uma programação diversificada e recheada de atrações locais, comprovando que na capital o Carnaval tem folia em todo canto.

A festa começa às 16h, com um grande cortejo de blocos tradicionais que reunirá 16 agremiações. A concentração será na Vila Gracinha e de lá o desfile seguirá rumo ao Largo do Caroçudo, onde a festa terá continuidade a partir das 17h30. Na programação, grupos de tambor de crioula, turma e grupos de samba, blocos tradicionais e blocos carnavalescos. A programação da Prefeitura na Madre Deus seguirá todos os domingos de pré-Carnaval e também nos quatro dias oficiais de folia momesca.

Programação 

Neste domingo (28), a festa começa com o cortejo dos blocos tradicionais, com saída às 16h da Vila Gracinha com destino ao Largo do Caroçudo, Madre Deus. Participam do desfile carnavalesco, os grupos Kambalacho do Ritmo, Os Imbatíveis, Originais do Ritmo, Os Vampiros, Os Tremendões, Príncipe de Roma, Os Fanáticos, Indomáveis Show, Os Guerreiros, Dragões da Liberdade, Renovação do Ritmo, Gaviões do Ritmo, Os Apaixonados, Os Guardiões, Os Vingadores e Alegria do Ritmo. O cortejo promete encantar o público que poderá assistir às manifestações, tipicamente maranhenses. Os blocos tradicionais são famosos não apenas por seu ritmo cadenciado, mas por exibirem fantasias ricamente adornadas, com muito brilho e beleza, além de seus grandes tambores que produzem uma sonoridade inconfundível.

Já no Largo do Caroçudo, após o cortejo, o público poderá se divertir com o gingado e a batucada do tambor de crioula Catarina Mina que leva a beleza das coreiras, com suas saias rodadas e estampadas, dançando ao som da parelha de tambores, geralmente tocados por homens.

Quem também marca presença é a turma de samba Ritmistas da Madre Deus, que não vai deixar ninguém parado com sua percussão animada. Eles esquentam o público para a batucada inconfundível dos blocos tradicionais Dragões da Liberdade seguido por Os Brasinhas.

A programação segue ainda com show do grupo Vamu di Samba, que traz no seu repertório o melhor do samba e do pagode de todos os tempos. O encerramento da festa ficará por conta dos blocos Marabloco e Samba Ceuma, com o melhor do cancioneiro carnavalesco local e nacional, com marchinhas, sambas e outros ritmos.

Veja a programação

16h – Cortejo dos Blocos Tradicionais (Vila Gracinha/Madre Deus)

17h30 – Tambor de Crioula Catarina Mina

18h – Turma de Samba Ritmistas da Madre Deus

18h30 – Bloco Tradicional Dragões da Liberdade

19h –  Bloco Tradicional Os Brasinhas

19h30 – Grupo Vamu di Samba

21h – Bloco Marabloco

22h30 – Bloco Samba Ceuma