A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), lançou, na última quinta-feira (30), no bairro Coroadinho, o programa São Luís no LED. Com objetivo de modernizar a iluminação pública, o programa vai substituir lâmpadas antigas com luz amarela por iluminação em LED, em vários bairros da cidade. No polo Coroadinho, local escolhido para dar início aos trabalhos, serão mais de 1.200 pontos com lâmpadas substituídas.
Como presente de aniversário pelos 46 anos, o bairro Coroadinho foi escolhido a ser o primeiro a receber a nova iluminação. A substituição das lâmpadas se estenderá para outras comunidades adjacentes do polo Coroadinho que terão mais conforto e segurança com as ruas mais iluminadas. Nos próximos dias, outros bairros serão contemplados com a mudança das lâmpadas. Só no Coroadinho, foram investidos um total R$2.189.628,35 na melhoria e modernização da iluminação pública do polo.
Programa São Luís no LED
O programa, executado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), aumentará significativamente a qualidade do serviço e a eficiência energética, o que se reflete na redução dos custos da Prefeitura com energia elétrica. Além de custos mais baixos, as lâmpadas LED têm uma vida muito mais longa do que outros tipos de lâmpadas, reduzindo os custos de operação e manutenção, levando São Luís cada vez mais para o conceito das Cidades Inteligentes.
“O LED é um tipo de lâmpada que é extremamente eficiente e tem um consumo de energia muito baixo. Então, é nessa visão de uma cidade inteligente que a gente vai fazer a substituição das nossas antigas lâmpadas, convencionais e amareladas, por lâmpadas de LED. Além, dela trazer uma luminosidade muito maior, uma qualidade melhor e efetividade na sua potência, ela consegue trazer uma redução no custo de energia”, explicou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella.
O evento contou com a participação de várias autoridades. Além do prefeito Eduardo Braide e do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, participaram da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço e lançamento do programa, o deputado estadual Fernando Braide (PSD), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Diego Rodrigues; secretário municipal de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão; a secretária municipal de Administração, Mariana Miranda; o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), Walber Filho; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Thiago Trindade; e o gerente da Alques, Álvaro Correia Sobreiro.

