24/02/2024

Primeiro shopping cultural do Maranhão é inaugurado na Rua Grande

Com o nome Shopping Rua Grande está em funcionamento o primeiro shopping cultural do Maranhão. A inauguração do espaço ocorreu nesta quarta-feira (26) e contou com a presença do governador Carlos Brandão, que destacou a revitalização do prédio a partir do programa Adote Um Casarão, vinculado ao programa Nosso Centro. Além da revitalização do patrimônio público, cerca de 200 empregos, diretos e indiretos, foram gerados da construção até o pleno funcionamento do centro comercial.

O empreendimento possui uma área de 2.100 m² em três pavimentos: térreo, 1° piso e 2° piso; possui elevadores e sistema de wi-fi para o público. Com mais de 70 lojas e metade da capacidade já locada, o espaço é um grande atrativo comercial, localizado no início da Rua Grande, próximo ao Palacete Gentil Braga. Além da parte comercial, o prédio também dispõe de serviços do Viva/Procon, praça de alimentação e uma sacada com vista para a Rua Grande.

Durante a inauguração, um dos sócios e representante do Shopping Rua Grande, Ribamar Viana, destacou a importância do Adote Um Casarão, que possibilitou à iniciativa privada a possibilidade de revitalização de um prédio histórico que estava sem uso e que agora passa a ser importante para a economia local.

O Shopping Rua Grande foi restaurado a partir do programa Adote um Casarão, desenvolvido pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). O programa disponibiliza, por meio de editais, imóveis do Estado, em desuso ou subutilizados, para empresas e grupos culturais com o compromisso de restaurar o espaço e assim utilizá-lo por um período de 15 a 30 anos.

A secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Joslene Rodrigues, ressaltou que dar vida ao patrimônio histórico é uma grande realização da gestão estadual.

O Shopping Rua Grande também abriu espaço para que artesãos possam apresentar seus trabalhos por um período com um valor mais acessível. Isabel Silva é uma das artesãs que abraçou a oportunidade. Ela faz parte da Associação Unidos pela Fibra e consegue divulgar o seu trabalho e o da associação.

O Shopping Rua Grande funciona das 9h às 21h, de segunda-feira a sábado; e aos domingos, das 9h às 14h, com feirinha cultural composta por diversas atrações da música, dança, além de espaço para a culinária e artesanato regional.