27/02/2024

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFMA recebe exposição itinerante em homenagem à Maria Firmina dos Reis

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, PROEC, da Universidade Federal do Maranhão, irá receber a partir dessa quinta-feira (19), no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782), uma exposição itinerante que homenageia uma das figuras mais importantes da literatura nacional. “Maria Firmina dos Reis – 200 anos inspirando humanidades” é o nome da mostra que remete ao bicentenário da escritora maranhense reconhecida como a primeira romancista brasileira.

A autora é a personagem principal da exposição idealizada pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão. A cerimônia de abertura vai ocorrer na Galeria Antônio Almeida a partir das 18h30.A mostra também faz alusão ao mês dos professores, tendo em vista que Maria Firmina dos Reis foi educadora e fundou a primeira escola mista do Maranhão, com turmas compostas por homens e mulheres.

Ao todo, serão exibidos 21 painéis que contam a história da vida e obra de Maria Firmina por meio de textos e imagens. Anteriormente, os trabalhos foram exibidos em outros espaços culturais importantes, como a sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, o Fórum Desembargador Sarney Costa, o Museu Desembargador Lauro de Berredo Martins e a Feira do Livro de São Luís.

Natural de Guimarães, na baixada maranhense, Maria Firmina dos Reis encontrou na escrita e na educação ferramentas de combate ao racismo e ao patriarcalismo. Enquanto mulher negra, a memória da autora sofreu diversas tentativas de apagamento ao longo da história. Apesar disso, seu legado resiste e atravessa a cultura maranhense e nacional. Em 2022, os 200 anos do nascimento da autora foram homenageados com a exposição.

SERVIÇO

O QUÊ: Abertura da Exposição Maria Firmina dos Reis – 200 anos inspirando humanidades

QUANDO: Dia 19 de outubro, quinta-feira, às 18h30

ONDE: Galeria Antônio Almeida, Palacete Gentil Braga – Rua Grande, 782, Centro