14/04/2024
Sem categoria

Professor Paixão fala da Feira do Livro no site I Mirante

Sabedoria

O coordenador Geral da Feira do Livro de São Luís, José Ribamar Paixão, conversou com o Imirante sobre a versão 2010 do evento, que ocorrerá entre os dias 12 e 21 de novembro, na Praça Maria Aragão, no centro da cidade. Durante  a entrevista, ele falou do homenageado o escritor José Louzeiro e do tema desta edição: “O Livro é Guia e Instrumento da Sabedoria”.

Blog: Como é feito o processo de construção da Feira do Livro?
Professor Paixão – A Fundação Municipal de Cultura (Func), coordena e executa a Feira do Livro de São Luís, que foi criada pela Lei Municipal Nº 4.449, de 2005. Cada edição da Feira do Livro desenvolve-se em torno de um tema delimitado num processo de construção coletiva. No entanto, este ano, em especial, o tema foi escolhido e criado pelo patrono da Feira, que será José Louzeiro. O processo de construção da programação envolve a participação: da sociedade civil, através da apresentação de propostas; e, de diversas instituições, na definição do patrono, eixos temáticos, apoio institucional, estratégias de viabilização, entre outros pontos”.

Blog: A 4ª edição da Feira do Livro acontece quando e onde?
Professor Paixão – Desde a sua primeira edição, a Feira do Livro acontece na Praça Maria Aragão. Este ano, será realizada no período de 12 a 21 de novembro e ocupará uma área de, aproximadamente, seis mil m², envolvendo a Praça Maria Aragão e todo o seu entorno, as instalações do Espaço Cultural, a Praça Gonçalves Dias e o Centro de Formação do Professor (Semed).

Blog: Qual o tema da Feira para este ano?
Professor Paixão – O tema deste ano é “O Livro é Guia e Instrumento da Sabedoria”. Como disse antes, o autor do tema é o patrono homenageado, José Louzeiro.

Blog: Já tivemos como patronos das edições anteriores: Josué Montello, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar e, este ano, José Louzeiro. Como foi feita a escolha?
Professor Paixão – A escolha do nome que seria homenageado foi feita com a participação de todas as instituições envolvidas no processo de construção da Feira e validada pelos membros da Academia Maranhense de Letras. Foi uma escolha muito justa, já que José Louzeiro é uma nobre referência no meio literário do país. E, é bom destacar que ele esteve presente na edição passada do evento, participando em vários espaços da Feira, tanto como palestrante como expectador, o que para nós foi de imensa alegria”.

Blog: Este ano, teremos algumas personalidades homenageadas. Quais?
Professor Paixão – Além do patrono, a Feira do Livro também homenageará: Maria Aragão, Rosa Mochel, Reynaldo Faray, Carlos de Lima, José Maria Ramos Martins e João Mohana. Todos terão um espaço da Feira com o seu nome. Por exemplo, o Auditório Maria Aragão, que tem capacidade para 100 pessoas; e, o Teatro Reynaldo Faray, com capacidade para 150 pessoas.

Blog:  Quantas editoras e livreiros já confirmaram presença no evento?
Professor Paixão – Ao todo serão 64 estandes montados no Espaço Cultural, com estrutura adequada e ambiente climatizado, que reunirão cerca de 150 editoras e livreiros para exposição e venda de aproximadamente 70 mil títulos. Um desses estandes está reservado para os artesãos maranhenses para a comercialização de produtos regionais e artesanato.

Blog:  O que o público pode esperar da quarta edição da feira do Livro?
Professor Paixão – Bom, a programação da Feira está recheada de atrações e convidados especiais. Teremos cerca de 400 eventos, entre palestras, oficinas, cursos, rodas de conversa, poesia ao pé do ouvido, lançamentos e relançamentos de livros, exibição de filmes infantis e adultos e programações especiais para o público infantil e juvenil, distribuída em mais de 20 espaços, cada um com sua programação direcionada para um público específico. Teremos ainda o “Troca-troca Literário”, onde o visitante troque o livro que não lhe servir mais por algum dos que está sendo disponibilizado no Espaço. Um dos convidados especiais é o poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar. Reconhecido pela crítica e saudado por grandes escritores brasileiros. A nossa expectativa para este ano é receber um público visitante de aproximadamente 250 mil pessoas entre estudantes, universitários, educadores e a sociedade em geral.

sex, 29/10/10
por pedro sobrinho |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.