A professora Eliane Coelho e os alunos do Curso de Ciências Biológicas do Programa Ensinar/Uema, Polo Codó, Cássia Regina Lopes dos Santos, Jordânia da Conceição Silva, Neudiana de Sousa e Paulo Samuel da Silva Santos, publicaram um capítulo no livro Saneamento, Saúde e Ambiente, Volume 2, da Editora Poisson – Belo Horizonte.
Os alunos escreveram o artigo, resultado do projeto desenvolvido na cidade de Codó/MA, na disciplina Prática na Dimensão Político Social, com a orientação da profa. Eliane.
O material intitulado “Programa bolsa catador e a influência socioeconômica e ambiental no município de Codó/MA” trata de contextos relacionados ao cotidiano dos sujeitos da Associação de Catadores da Comunidade do Lixão no município. O estudo objetiva avaliar os impactos obtidos após a implementação do programa Bolsa Catador.
Para a professora, “publicar é de suma importância para a vida acadêmica do estudante, assim como para o pesquisador ou professor, além de dar visibilidade às instituições envolvidas direta ou indiretamente no desenvolvimento do estudo. A publicação oportuniza a divulgação do trabalho para que a comunidade acadêmica e o público em geral conheçam os temas desenvolvidos na academia, possibilitando maior visibilidade ao programa Ensinar, no meio acadêmico e aos alunos a divulgação das realidades dos municípios dos polos, incentivando a interação entre as mais diversas comunidades acadêmicas”.
O aluno Paulo Samuel destacou que a conquista foi uma realização pessoal para ele e toda a equipe que esteve envolvida. “Ter contato com os aprendizados de metodologia aplicada à pesquisa científica foi de extrema importância. Mas, para além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, estão os depoimentos e as falas dos participantes, cada um com sua história a contar. Em todas as etapas tivemos acesso a uma mistura de emoções, depoimentos e esperança de um futuro com acesso ao básico das políticas públicas. Enfim, agradeço a Deus, à profa. Eliane, e a Cássia, Jordânia e Neudiana, colegas de pesquisa, como também ao programa Ensinar, que oportunizou aos discentes a tarefa de serem promotores de conhecimento pela pesquisa, mas também receptores de aprendizados pelos momentos em campo”, ressaltou.