24/02/2024

Programação do Carnaval do Maranhão 2024 será aberta nesta sexta-feira (9); saiba o que foi preparado para os dois circuitos da folia

Nesta sexta-feira (9), com shows dos cantores Zé Vaqueiro e Gusttavo Lima, abre-se a programação oficial do Carnaval do Maranhão 2024, no Circuito Litorânea. E isto será apenas o início da festa. Ao todo, serão cinco dias de folia com 16 atrações nacionais e 51 atrações de artistas locais comandando o carnaval na Avenida Litorânea e no Circuito Beira-Mar, em São Luís. A festança tem o patrocínio da empresa Vale e do Mateus Supermercados, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A festa contará ainda com os shows de Matheus e Kauan, Eric Land, Tierry, Chiclete com Banana, Flávia Bittencourt recebe Àttooxxá, Zeca Baleiro, Wesley Safadão, Jonas Esticado, Cláudia Leitte, Lauana Prado, Matraca Elétrica, É o Tchan, Belo e Geraldo Azevedo.

Nas redes sociais, o governador Carlos Brandão anunciou, segunda-feira (6), o nome de última atração nacional que ainda não havia sido confirmada: o cantor sertanejo Gusttavo Lima. “O Embaixador vai marcar presença no maior Carnaval da história do Maranhão! Gusttavo Lima é mais uma atração confirmada, para abrilhantar ainda mais a nossa festa com seus grandes sucessos. Marca aí quem não pode ficar de fora dessa!”, informou o governador.

Com uma programação robusta e voltada para todos os públicos – aglutinando vários gêneros da música brasileira, o Carnaval do Maranhão 2024 também será palco para 51 artistas e grupos locais. Já nesta sexta (9), primeiro dia de folia, o Circuito Litorânea vai receber os shows dos grupos maranhenses Samba da Tamarineira, Mix in Brazil, da cantora Iara Costa e do grupo de samba Feijoada Completa, que encerrará a festa à meia-noite.

“Esta diversidade garantirá a diversão de todos os públicos, tornando o Carnaval do Maranhão um evento inclusivo e democrático”, avalia o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

Os horários de folia nos dois circuitos também já foram divulgados. Na sexta (9), a folia acontece apenas no Circuito Litorânea, a partir das 18h. No sábado (10), domingo (11), segunda (12) e terça-feira (13) de carnaval, a programação começa sempre às 11h no Circuito Litorânea, e às 17h no Circuito Beira-Mar.

Além dos trios elétricos com artistas percorrendo o circuito da folia, um grande palco foi montado na Beira-Mar para a apresentação das atrações nacionais e locais. A ideia é garantir maior conforto ao público e evitar possíveis tumultos durante a passagem dos trios.

Os dois circuitos vão dispor de postos da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), banheiros químicos, recursos de acessibilidade, espaços para ambulantes credenciados, espaço Mais Renda e arquibancadas.

Na Beira-Mar, os diferenciais do Carnaval 2024 são a Vila Food Truck e a Praça de Alimentação. Já no Circuito Litorânea, a grande novidade fica por conta dos camarotes comercializados pela iniciativa privada, cuja parte do valor das vendas, será repassado para equipar uma Policlínica em São José de Ribamar.

“Estamos esperando um grande volume de visitantes esse ano. Com certeza, a gente vai ter um aumento de mais de 30% [de público] em relação ao ano passado. Estamos falando de mais de 3 milhões de pessoas na cidade de São Luís participando do carnaval”, reforçou o secretário de Cultura, Yuri Arruda.

Folia com ação conjunta

Evento realizado pelo Governo do Estado do Estado, sob a coordenação da Secma, o Carnaval do Maranhão 2024 reúne, para além da festividade, a atuação de grande staff de servidores públicos estaduais na realização do festejo.

Participam diretamente da execução do Carnaval do Maranhão 2024 as Secretarias de Turismo (Setur), Saúde (SES), Comunicação (Secom), Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Sema), Mulher (Semu), além da empresa estatal Maranhão Parcerias (Mapa) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

A ação conjunta entre secretarias e órgãos de Estado garantiu a estruturação de dois grandes circuitos carnavalescos. No Circuito Beira-Mar, os foliões contarão com diversas ações estaduais como o Recicla Folia, Mais Renda, campanha de combate ao assédio sexual e a Operação Carnaval Seguro, que vai utilizar mais de 7 mil policiais na segurança do carnaval em todo o Maranhão.

Camarotes no Circuito Litorânea

Uma das grandes novidades do Carnaval do Maranhão 2024 é a cessão de áreas para a instalação de camarotes comercializados pela iniciativa privada no Circuito Litorânea. A estratégia já é utilizada em cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) e é um projeto piloto liderado pela Maranhão Parcerias (Mapa).

Os recursos arrecadados pela Maranhão Parcerias serão direcionados às políticas públicas de saúde. De acordo com o previsto em edital, 25% do lucro líquido obtido pelas empresas com a exploração econômica do espaço será destinado à compra de equipamentos para uma Policlínica em instalação na cidade de São José de Ribamar.

Recicla Folia

Batizado de Recicla Folia, o projeto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) visa apoiar o trabalho dos catadores, garantir uma festa mais limpa e sustentável e promover geração de renda.

O Recicla Folia promove ações educativas e o descarte adequado de resíduos sólidos, como garrafas, latinhas, copos plásticos, papel entre outros. O projeto beneficia catadores de recicláveis com distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) como botas, luvas e protetores auriculares, logística e alimentação.

Os materiais recolhidos são encaminhados para as cooperativas onde passarão por processo de reciclagem, resultando no reaproveitamento desses insumos como fonte de renda.

Hospital de Campanha

A partir de sábado (10), o Hospital de Campanha estará aberto para atender foliões do Circuito Beira-Mar. Localizado na Praça Maria Aragão, o hospital de campanha inicia os atendimentos às 18h e segue aberto até às 3h, durante os dias de folia. O último dia de atendimento será na terça-feira (13).

O hospital de campanha conta com leito de estabilização, leitos de observação e poltronas para medicação. Uma ambulância também estará à disposição da equipe no local para transferir, quando necessário, os pacientes às unidades de referência. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em higienização para atender os foliões.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará ainda no Circuito Litorânea três ambulâncias, sendo uma com estrutura de Unidade de Suporte Avançado (USA), com maca, prancha, umidificador, cilindro e bala de transporte para oxigênio, e mais outras duas unidades básica.

No Circuito Beira-Mar, mais duas ambulâncias serão disponibilizadas para transporte sanitário, sendo uma unidade básica e outra com suporte USA. Em caso de ocorrências, os encaminhamentos serão feitos de acordo com sua complexidade.

Cerca de um milhão de preservativos dos tipos interno e externos e géis lubrificantes, além de 5 mil autotestes serão distribuídos por equipes da SES, nos Circuitos Litorânea e Beira-Mar, em São Luís.

Operação Carnaval Seguro

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) intensificará o policiamento durante o Carnaval do Maranhão. Polícia Militar, Polícia Civil, Centro Tático Aéreo e Corpo de Bombeiros estarão nas ruas para garantir uma festa segura a todos os maranhenses e turistas.

No total, 7 mil policiais militares atuarão em todo o estado, 1.500 deles e centenas de viaturas no interior do estado, e outros 600 policiais, diariamente, na Grande São Luís, principal palco da festa promovida pelo Governo do Maranhão, com apoio logístico centenas de viaturas.

Cerca de 250 policiais civis estarão em unidades móveis e pontos estratégicos na Grande São Luís, região em que o Corpo de Bombeiros atuará da seguinte forma: Em viaturas, com drones e efetivo a pé no Circuito Beira-Mar e com outras cinco viaturas, dois quadriciclos, duas moto aquáticas, drone, guarda-vidas e agentes a pé.

Estudo de movimentação econômica

A equipe de pesquisadores do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) já está em campo realizando Estudo de Movimentação Econômica do período carnavalesco. O estudo estima a movimentação econômica em todo o estado em diversos setores.

O estudo analisa a receita dos negócios, as ocupações geradas no período, movimentação turística, arrecadação, entre outros. Os pesquisadores estarão nos circuitos da Avenida Beira-Mar e Avenida Litorânea devidamente identificados entrevistando vendedores e foliões.

Mais Renda e Minha Renda

A política estadual de geração de emprego e renda estará presente nos cinco dias de carnaval, com duas praças de alimentação para dezenas de beneficiários do programa Mais Renda nos circuitos da Avenida Beira-Mar e Avenida Litorânea, com acompanhamento técnico todos os dias de festa.

A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas sejam contempladas com os equipamentos do Mais Renda e 3 mil beneficiários do Minha Renda desenvolvam atividades comerciais no período carnavalesco em todo o Maranhão. Os dois programas são executados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Prevenção ao assédio no Carnaval

A Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secma, iniciou desde as prévias de Carnaval a campanha “Compartilhe alegria e respeito: não é não”.

A campanha se desenrola também em parceria com toda a Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, e visa não apenas conscientizar, mas também proporcionar apoio concreto durante os eventos carnavalescos.

Turismo em alta

Dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), ligado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), apontam que a taxa de ocupação hoteleira na capital, onde se concentram os dois circuitos oficiais, era de 79,5%, duas semanas antes do período oficial da folia. Agora, já há hotéis da orla da cidade com 100% dos quartos reservados.

Também para o Carnaval, de 9 a 16 de fevereiro, houve incremento da malha aérea no Maranhão, por meio do diálogo constante da Setur-MA com as companhias aéreas. Uma delas anunciou aumento de 59% do número de pousos em aeroportos maranhenses, em comparação com o mesmo período de 2023.

Nas ruas, no último domingo (4) de previas carnavalescas, uma blitz do programa “Mais Infância, Mais Turismo”, da Setur, percorreu o circuito, bares e hotéis da Avenida Litorânea para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Divulgação na imprensa e nas mídias digitais

Desde as prévias carnavalescas, a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom-MA) vem atuando na produção e divulgação de reportagens em vídeo e press releases para informar à população e à imprensa de todo o país, os detalhes da programação e outros dados relacionados ao Carnaval 2024. A pasta também atua na divulgação da festa com a veiculação de conteúdo em diversos canais e redes sociais digitais, além de ações de marketing e publicidade da festa.

A Rádio Timbira AM 1290 kHz, emissora estatal gerida pela Secom, também vem divulgando detalhes do evento e fará a cobertura completa da programação.

Carnaval em todo o Maranhão

Durante a coletiva de imprensa que formalizou o lançamento do Carnaval do Maranhão 2024, o governador Carlos Brandão frisou que, além dos circuitos de folia em São Luís, mais de 70% das cidades maranhenses confirmaram a realização de festas de Carnaval, com apoio de recursos estaduais, destinados via emendas parlamentares.

“Mais de 70% dos municípios vão fazer o carnaval por conta das emendas de deputados. Nós fizemos o pagamento das emendas para que os parlamentares pudessem destinar recursos aos seus municípios. De modo que o carnaval está presente na grande maioria dos municípios”, explicou Brandão.

Programação

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, a programação do Carnaval do Maranhão 2024 contará com apresentações de 51 atrações locais e 16 nacionais. Serão oito trios elétricos e palcos medindo 43×14. A agenda vai de 9 a 13 de fevereiro, nos circuitos Beira Mar a Litorânea.

Sexta (9) – Abertura na Litorânea

19h – SAMBA DA TAMARINEIRA

20h – ZÉ VAQUEIRO

21h – MIX IN BRAZIL

22h – GUSTTAVO LIMA

23h – IARA COSTA

Meia-noite – ANDSON MENDONÇA

Sábado (10) – Litorânea

11h – BLOCO 100 SIGILO

12h – BLOCÃO DO SAMBACEUMA

13h – BANDA KIZOEIRA

15h – ERIC LAND

16h – MATHEUS E KAUAN

Sábado (10) – Beira-Mar

15h – BANHO DE AXÉ

17h – MUNDO BITA

18h – FILHOS DE IAIÁ

19h – MANO MAIA

20h – TURMA DA MANGUEIRA

21h – MARABLOCO ELÉTRICO

22h – FLASHBACK DO FORRÓ

23h – CDC

23h30 – TIERRY

00h30 – BANDA DA CONFRARIA

Domingo (11) – Litorânea

11h – GRUPO INTIMAÇÃO

12h – BLOCÃO DO JACARÉ

13h – BICHO TERRA

15h – FEIJÃO COM ARGU

16h – CHICLETE COM BANANA

Domingo(11) – Beira-Mar

17h – BLOCO AFRO GDAM

18h30 – THAIS MORENO

19h – BLOCO JAMAICA BRASILEIRA

19h30 – FLÁVIA BITTENCOURT + ÀTTOOXXÁ

20h30 – BANDA VEM BB

21h – WESLEY SAFADÃO

22h30 – MÁQUINA DE DESCASCAR’ALHO

23h – BAILE DO BALEIRO

00h30 – BLOCO 24 por 48

Segunda (12) – Litorânea

11h – BLOCO SÓ SAFADOS

12h – VAMU DI SAMBA

13h – MAYARA LINS

15h – JONAS ESTICADO

16h – CLAUDIA LEITTE

Segunda (12) – Beira-Mar

17h – AFRO DIDARA

18h – BLOCO 100 LIMITES

18h30 FABIANA ALVES

19h30 BLOCO MATRACA ELÉTRICA

20h – DRESSAH

21h – VAGABUNDOS DO JEGUE

22h – MESA DE BAR

23h – FERNANDA FURTADO

23h30 – LAUANA PRADO

0h:30 – RAIZ TRIBAL

Terça (13) – Litorânea

11h – BLOCO SOU DO POVÃO

12h – ESCANGALHADA

13h – ERICK ANDRADE

15h – É O TCHAN

16h – BELO

Terça (13) – Beira-Mar

17h – PRÍNCIPE DE ROMA

18h – JEGUE FOLIA

18h30 – MÁKINA DU TEMPO

19h30 – RESENHA DO PODER

20h – PAULINHO MELODIA

21h – BLOCÃO SAMBA DI RUA

22h – SINDICATO DO SAMBA

23h – BLOCO DO REGGAE

23h30 –  GERALDO AZEVEDO

00h30 – ARGUMENTO