21/04/2024

Projeto vai selecionar artistas para produção de murais e intervenções no Maranhão

O projeto ‘Arte em Cores’ abriu inscrições para artistas do Maranhão, interessados em participar da iniciativa que vai produzir 75 murais e intervenções em 16 cidades. As inscrições podem ser feitas, até 7 de agosto, por meio de formulário disponível na internet.

A iniciativa vai selecionar 25 artistas das cidades de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré Mirim e São Pedro da Água Branca. E também vai selecionar profissionais do Pará. Os artistas serão selecionados a partir de técnicas como grafite, estêncil, pintura e colagem, além de três grandes murais coletivos. Cinco desses artistas farão um painel coletivo em Buriticupu, etapa final do projeto.

Inscrições 

Caso sejam selecionados, os artistas deverão apresentar uma foto e um endereço do local que receberá a intervenção, autorização do proprietário ou responsável pelo espaço escolhido. O esboço da arte que, deve ser inédita e autoral, será executada também deverá ser enviada.

Os artistas selecionados terão acesso a um conjunto de vídeo aulas sobre arte urbana, referências estéticas, técnicas e suportes. A seleção será feita em duas etapas.

A primeira é composta de um júri técnico que vai avaliar as propostas das intervenções de acordo com os critérios de relevância artística, criatividade, localização da obra e originalidade. Os 75 artistas vão receber um prêmio de R$ 1,5 mil e uma ajuda de custo de R$ 620 para compra de materiais usados na criação das obras.