24/02/2024

Prossegue a programação junina na Maria Aragão e em bairros de São Luís

A Prefeitura de São Luís segue a todo vapor com a programação do São João. No Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, a festa teve inicio nessa quarta (14) e segue até domingo (18), com atrações da cultura popular e shows de Luan Santana, na sexta (16) e Joelma, no domingo (18). São João no Bairro levará os ritmos juninos às comunidades Cidade Olímpica e Madre Deus, ambas no sábado (17).

Palco para grupos folclóricos de bumba meu boi, danças como cacuriá e quadrilhas, tambor de crioula e outras manifestações típicas maranhenses, o Arraial da Cidade teve  nesta quarta (14), a partir das 19h, dança do boiadeiro Cavalheiros Unidos, seguida pela companhia Batuke do Mará, bumba meu boi Meu Tamarineiro (orquestra), Boi de Apolônio (baixada) e Boi de Axixá (orquestra). Nesta  quinta (15), as atrações são Cacuriá da Vila Goreth, grupo Marajunino, show com o cantor regional Roberto Ricci, Boi da Lua (orquestra) e Boi Barrica.

A festança segue na sexta-feira (16), com a dança portuguesa Raízes de Portugal, Boi Mocidade Axixaense (orquestra), Companhia Encantar, Boi Upaon-Açu (orquestra) e, encerrando a noite, show de Luan Santana. As atrações de sábado (17) são dança portuguesa Império de Lisboa, Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra), Cia Batuk, show do grupo Lamparina, cacuriá Assa Cana, Boi Lendas e Magias (orquestra), Boi de Ribamar (matraca) e Boi de Morros (orquestra).

No Dia Nacional do Tambor de Crioula, celebrado no domingo (18), diversos grupos se apresentarão no Arraial da Cidade. Depois deles, é a vez do Boi de Sonhos (orquestra), seguido pelo grupo Baile de Caixa e show de Joelma.

Forró e Reggae

Para quem curte dançar agarradinho, a Prefeitura de São Luís preparou dois espaços específicos no Arraial da Cidade: o Barracão do Forró, com o legítimo pé de serra, e o Espaço Reggae, onde as pedras rolam soltas.

No Barracão do Forró, a festa começa com apresentações do grupo Forró Top Xot e Forró Trio Mandacarú, na quarta (14). Na quinta (15), as atrações são Forró Ruan Duany e Forró do Ruy. Na sexta (16), o arrasta-pé segue com literatura de cordel “A Menina de Buique”, com Júlia Constância e Forró Pé de Moleque.

Literatura de Cordel “Paulinho Nó Cego”, Forró Cheiro da Terra, Forró Grude Aí e Forró Pegado são as atrações do sábado (17). Já no domingo (18), se apresentam no Barracão do Forró literatura de cordel “Moizes Nobre” e Forró do Cabozé.

Sucesso no Arraial da Cidade, o Espaço Reggae foi aprovado pelos frequentadores e segue sua programação a partir de sexta (16), com a banda Cena Roots. No dia seguinte, sábado (17), as atrações são as bandas Upaon Attak e Capital Roots; e, no domingo (18), o comando fica por conta da banda Crioulo D’ Fé.

São João no Bairro

Além da Praça Maria Aragão, a Prefeitura de São Luís leva os festejos juninos para as comunidades de São Luís, contribuindo com a descentralização e democratização da festa que é uma paixão dos ludovicenses.

Neste sábado (18), quem recebe toda a estrutura de som, palco, luz e muita música são os bairros Madre Deus e Cidade Olímpica. Nesta última, a festa será na Avenida Jaílson de Sousa, próximo à Igreja Santíssima Trindade. Por lá, a festa começa às 19h, com o Boi de Santa Fé (baixada), seguido pelo Boi Brilho da Ilha (orquestra) e show de Luan Costa.

Na Madre Deus, o ponto de encontro é o Largo do Caroçudo, a partir das 19h, e quem se apresenta é o Boi da Madre Deus (matraca), cacuriá Libertos da Noite, Cia Encantar, Boi Oriente (baixada), Boi Brilho da Terra (orquestra).

Em todos os eventos, a Prefeitura de São Luís mantém equipes de agentes de limpeza (Semosp), agentes de trânsito (SMTT), Blitz Urbana (Semurh), Guarda Municipal (Semusc), profissionais de saúde (SAMU/Semus), entre outros serviços considerados essenciais, garantindo segurança e conforto ao público.

A Prefeitura também está oferecendo o serviço de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os eventos juninos, garantindo mais inclusão e acessibilidade às pessoas com deficiência.

Programação Arraial da Cidade

Quarta-feira (14)

19h – Dança do boiadeiro Cavalheiros Unidos

20h – Companhia Batuke do Mará

21h – Boi Meu Tamarineiro (orquestra)

22h – Boi de Apolônio (baixada)

23h – Boi de Axixá (orquestra)

Quinta-feira (15)

19h – Cacuriá da Vila Goreth

20h – Grupo Marajunino

21h – Show Roberto Ricci

22h – Boi da Lua (orquestra)

23h – Boi Barrica

Sexta-feira (16)

18h – Dança portuguesa Raízes de Portugal

19h – Boi Mocidade Axixaense (orquestra)

20h – Companhia Encantar

21h – Boi Upaon-Açu (orquestra)

22h – Show Luan Santana

Sábado (17)

18h – Dança portuguesa Império de Lisboa

19h – Boi Encanto do Olho d’Água (orquestra)

20h – Cia Batuk

21h – Show grupo Lamparina

22h – Cacuriá Assa Cana

23h – Boi Lendas e Magias (orquestra)

0h – Boi de Ribamar (matraca)

01h – Boi de Morros (orquestra)

Domingo (18)

18h – Dia Nacional do Tambor de Crioula

20h – Boi de Sonhos (orquestra)

21h – Grupo Baile de Caixa

22h – Show de Joelma

Barracão do Forró

Quarta (14)

20h – Grupo Forró Top Xot

22h – Forró Trio Mandacarú

Quinta (15)

20h – Forró Ruan Duany

22h – Forró do Ruy

Sexta (16)

19h30 – Literatura de cordel “A Menina de Buique”, com Júlia Constância

20h – Forró Pé de Moleque

Sábado (17)

19h30 – Literatura de Cordel “Paulinho Nó Cego”

20h – Forró Cheiro da Terra

22h – Forró Grude Aí

0h – Forró Pegado

Domingo (18)

19h30 – Literatura de cordel “Moizes Nobre”

20h – Forró do Cabozé

Espaço Reggae

Sexta (16)

20h – Banda Cena Roots