ALTERNATIVO – 04 de setembro de 2013
Terceiro dia do evento traz espetáculos, performances e oficinas nos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e Praça João Lisboa.
Quatro espetáculos de dança movimentarão hoje os palcos dos teatros Arthur Azevedo (Rua do Sol) e Alcione Nazaré (Praia Grande), dentro da programação da VII Semana Maranhense de Dança, que se estenderá até domingo. Além de espetáculos, haverá oficinas, performances e palestras. O público tem acesso mediante ingresso trocado por 1 kg de alimento não-perecível.
O primeiro espetáculo a ser apresentado no Teatro Arthur Azevedo será o Quinze, às 20h30, com produção da Pulsar Cia de Dança, com duração de 45 minutos. Quinze tem direção de Abelardo Teles e coreografias assinadas pelos bailarinos Alex Ferrara, Cléo Junior, Fran Mello e Geraldo Lafont (in memoriam). O espetáculo será apresentado por Abelardo Teles, Carolina Ribeiro, Cléo Junior, Egnaldo Gomes, Fernando Saraiva, Gabrielle Dantas, Joilson Ferraz, Milliane Moreira e Taila Menezes, além dos bailarinos convidados David Chaves e Jaqueline Silva.
Depois dele, às 21h, será apresentado o balé Só não falamos a mesma língua, do Balé da Cidade de Teresina. Com concepção e coreografia de Nazilene Barbosa e direção geral de Roberto Freitas, o espetáculo será mostrado pelos bailarinos Amanda Oliveira, Adriano Abreu, Cláudia Alves, Felipe Sousa, Jeciane Sousa, José Nascimento, Vanessa Nunes e Samuel Alves. A coreografia aborda a diversidade do ser humano, fazendo pensar sobre a importância de uma atenção para um convívio em sociedade
Com 20 anos de história e pesquisas, o Balé da Cidade de Teresina é uma companhia de dança que já se apresentou em mais de 40 cidades distribuídas por 11 estados brasileiros e também na Argentina. O grupo realizou importantes projetos artísticos, educativos e sociais com o objetivo de disseminar a cultura piauiense dentro do cenário artístico local, regional e nacional.
Programação- No Teatro Alcione Nazaré, às 18h, será apresentado Shakespearianas, uma produção do grupo Núcleo Atmosfera (NUA). Com direção de Leonidas Portella, o espetáculo é um fragmento de Mulheres de Shakespeare. No elenco, as bailarinas Ananda Souza, Carla Purcina, Larissa Ferreira, Marina Corrêa, Marinildes Brito, Necylia Monteiro, Thatielle Abreu, Tieta Macau. No roteiro, as bailarinas expressam por meio de dança e teatro algumas características de personagens femininas escritas pelo dramaturgo inglês William Shakespeare.
Em seguida, às 18h30, o bailarino e professor Leônidas Portella apresentará a performance Divino, um momento onde o artista desencadeia um processo híbrido e incorpora a “cultura popular maranhense” a um baú de linguagens artísticas, gerando uma proposta contemporânea, na qual sua motivação central está no discurso que um corpo propõe sobre a preservação de uma história.
Já a Praça João Lisboa será palco, às 17h, para a apresentação da performance Enquanto o ônibus não vem, também com bailarinos do grupo Balé da Cidade de Teresina (PI). Uma concepção de Carla Fonseca e Roberto Freitas, que também assina a direção geral, o espetáculo traz no elenco os bailarinos Amanda Oliveira, Cláudia Alves, Jeciane Sousa, Vanessa Nunes, Adriano Abreu, Felipe Sousa, José Nascimento e Samuel Alves.
Oficinas- A programação inclui ainda oficinas. Na Sala de Dança do Teatro Arthur Azevedo, será o último dia de ministração da oficina de Dança Contemporânea III, para os níveis intermediário e avançado, com o professor Samuel Alves (PI), das 11h às 13h. O professor trouxe para os participantes da oficina novas técnicas a partir de métodos de grandes estudiosos e pensadores da dança contemporânea, como Rudolf Laban e William Forsith. Por uma identificação com a forma de pensar e fazer dança, o bailarino e coreógrafo Samuel Alvís vem desenvolvendo aulas formatadas e baseadas a partir de tais pensadores, mas com seu estilo e identidade, buscando alcançar novas perspectivas de dança diante de suas experiências vividas na dança.
Outra oficina que será encerrada hoje é a de Dança Contemporânea I para iniciantes, com o professor maranhense Egnaldo Gomes, na Sala Ballet Olinda Saul, das 12h às 14h. Nela, os participantes têm conhecimentos técnicos de movimentos em que a dança, enquanto arte, expressão e comunicação humana, incorpora valores e significados que são em si relevantes para o processo educacional na sociedade contemporânea em suas rápidas transformações tecnológicas, políticas e sociais. Enquanto na mesma Sala, das 14h às 16h, a professora maranhense Taila Menezes encerrará temporada com a oficina de Jazz I para iniciantes.
A oficina Ballet Clássico I para iniciantes, com a professora maranhense Milliane Moreira, concluirá seus trabalhos no Salão Versátil do Teatro Arthur Azevedo, das 13h às 15h, com técnicas tendo por base ensinamentos do Royal Academy of Dancing. No Salão Versátil (TAA), das 15h às 17h, a professora Ariana Lopes fechará os trabalhos com a oficina Dança do Ventre I para alunos iniciantes. No mesmo horário, na Sala de Dança (TAA), o professor carioca Jorge Teixeira prosseguirá com a oficina Ballet Clássico II para os níveis intermediário e avançado.
A oficina será ministrada até amanhã. Os alunos das oficinas de Dança de Rua I (iniciante), das 15h30 às 17h30, ministrada pelo professor Viny BBoy (MA) e Dança de Rua II (Intermediário/Avançado), das 17h30 às 20h30, com o professor carioca Ursão terão suas últimas aulas hoje, no Espaço Candy (Rua da Palma). As oficinas oferecem aos participantes iniciantes conhecimentos técnicos de Técnicas Básicas de Breaking, Top Rock, Footwork, Freeze, etc.
Na Sala Ballet Olinda Saul, das 18h às 20h, o professor paulista Diogo Granato ministrará a oficina Contato e Improvisação, para alunos do nível intermediário e avançado. A oficina tem por metodologia passar técnicas que possibilitam a improvisação como resultado cênico, e é por elas que os grupos conseguem misturar as disciplinas estudadas em uma só linguagem.
A VII Semana Maranhense de Dança também discute regras, normas e leis para o “dançar” e realizará na Sala do Coro (TAA), às 14h, Mesa-Redonda com os temas Lei de Incentivo Estadual de Cultura, Fórum Municipal de Cultura e curso de Especialização em Dança Educacional, com a participação de técnicos da Secretaria da Cultura para uma plateia de professores, alunos e apreciadores da dança.
Serviço
• O quê
Programação VII Semana Maranhense de Dança
• Quando
Hoje, nos turnos manhã, tarde e noite
• Onde
Espetáculos nos teatros
Arthur Azevedo, Alcione Nazaré e Praça João Lisboa (perfomances) e oficinas