14/04/2024

Quantas vezes o Brasil já chegou às semifinais de Copas do Mundo?

Deixar o Brasil chegar numa semifinal de Copa do Mundo não é muito bom para os adversários. Pelo menos é o que diz o histórico da Seleção desde que disputou os Mundiais, em 1930. Ao todo, o Brasil chegou nove vezes entre os quatro melhores e passou para a grande decisão em sete oportunidades. Ou seja, apenas duas vezes o Brasil ficou pelo caminho quando esteve em uma semifinal de Copa.

A primeira semifinal em que disputou já veio com a primeira eliminação. Foi em 1934, na Copa do Mundo na Itália, quando a seleção pegou os anfitriões, que também eram favoritos para a conquista que acabou se confirmando. O Brasil foi derrotado por 2 a 1 e perdeu a oportunidade de chegar à sua primeira final. Retornou a mesma fase em 1950, quando foi um quadrangular final e avançou para a grande decisão, diante do Uruguai. Foi o primeiro vice brasileiros em Copas.

O Brasil retornou para a fase de semifinais no Mundial de 1958, depois de cair nas quartas de 1954. E ali confirmou outra vaga para a final ao vencer a França por 5 a 2, chegando À decisão contra a Suécia e levando o primeiro título. Já em 1962, o bicampeonato veio após eliminar nas semifinais o Chile por 4 a 2.

Novamente o Brasil chegou às semifinais, em 1970, e novamente avançou da fase vencendo mais uma decisão em seguida. Porém para conquistar o Tricampeonato no México, diante da Itália, foi necessário aplicar 3 a 1 no Uruguai nas semifinais e garantir a vaga na decisão. Em 1974 até ficou com o quarto lugar, ao perder para a Polônia, mas ficou na Segunda Fase, com a segunda colocação do grupo, assim como em 1978. Não houve uma disputa de semifinais.

Entre os quatro melhores, o Brasil só retornou em 1994. Eliminou a Suécia e confirmou mais um título Mundial, novamente contra a Itália. Em 1998 foi a vez da Holanda cair para a seleção, na disputa de pênaltis, porém dessa vez a taça não veio. Já em 2002, 1 a 0 sobre a Turquia e vaga na final diante da Alemanha, com a taça garantida.

A última semifinal disputada pela Seleção foi em 2014, mas ninguém gosta de lembrar. Foi apenas a segunda vez que perdeu um mata-mata valendo vaga na final e foi derrotado por 7 a 1, para Alemanha, em pleno Mineirão. Agora, diante da Croácia, a Seleção tem nova chance de estar entre os quatro primeiros e encarar o vencedor de Holanda e Argentina.

AS SEMIFINAIS DO BRASIL EM COPAS


1934 – Brasil 1×2 Itália – Copa do Mundo na Itália
1958 – Brasil 5×2 França – Copa do Mundo na Suécia
1962 – Brasil 4×2 Chile – Copa do Mundo no Chile
1970 – Brasil 3×1 Uruguai – Copa do Mundo no México
1994 – Brasil 1×0 Suécia – Copa do Mundo nos Estados Unidos
1998 – Brasil 1×1 Holanda (Pênaltis 4×2) – Copa do Mundo na França
2002 – Brasil 1×0 Turquia – Copa do Mundo no Japão\Coreia do Sul
2014 – Brasil 1×7 Alemanha – Copa do Mundo no Brasil

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.