17/11/2025

“Que haja Luz!”, curta-metragem sobre Josué da Luz será lançado nesta quarta-feira, 15, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo

O documentário “Que haja Luz!”, filme sobre o arte educador Josué da Luz, será lançado nesta quarta-feira, 15, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol). O filme registra a história do teatro musical maranhense, celebrando a vida e o legado de Josué da Luz, pioneiro do gênero teatral no estado e referência nacional. Com direção de Rebeca Carneiro ( @arebecacarneiro ), assistência de direção de Edizio Moura (@moura.edizio ), captação de @tainan.sll, direção de arte (cenografia) de @fiitix e Ilustração de @briciaqueiroz, o curta mostra que há histórias que não se apagam: elas brilham, inspiram e continuam iluminando caminhos. A trajetória de Josué da Luz é uma delas.

“Que haja Luz!” é uma homenagem a um homem que sonhou grande, acreditou no impossível e acendeu um movimento inteiro de amor pelo teatro. A data foi escolhida em homenagem ao Dia dos Professores, reforçando a importância de Josué da Luz não apenas como artista, mas como educador que marcou gerações no Maranhão. O documentário revisita a trajetória dele desde os primeiros passos no cenário cultural até a fundação da primeira escola de teatro musical no Maranhão, sua atuação como professor, diretor, ator e produtor, além de seu impacto profundo na formação de artistas e na consolidação de São Luís como polo de teatro musical.

Por meio de entrevistas com parceiros de trabalho, familiares, amigos e ex-alunos, além de artistas dirigidos por ele, o filme traz depoimentos marcantes que evidenciam não apenas sua genialidade artística, mas também sua humanidade, coragem e visão transformadora. Imagens de arquivo e trilha sonora original reforçam a memória de espetáculos que se tornaram marcos culturais da cidade. (Com Imirante)