22/05/2024
Sem categoria

RACISMO NA UFMA GERA PEDIDO DE AFASTAMENTO DE PROFESSOR

Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizaram um abaixo-assinado na internet. A petição que já conta com a participação de mais de 4 mil pessoas, pede o afastamento de um professor acusado de racismo pelos alunos do curso de engenharia química.

A discriminação racial teria ocorrido com o aluno da Nigéria Nahy Ayuba. O estudante abriu processo criminal contra o professor. “Tem um dia que eu tirei nota baixa e ele falou que tenho que voltar para a África. Outro dia, ele disse que somos de mundos diferentes, aqui são civilizados. Aí eu me senti muito mal”, contou Ayuba.

O reitor da UFMA informou, em nota, que caso as denúncias sejam confirmadas, o comportamento do professor será considerado lamentável e vergonhoso. Segundo ele, um processo interno foi aberto para investigar detalhes do ocorrido.

O professor acusado, Jorge Clóvis, do Departamento de Matemática, tentou justificar as acusações. “Mesmo que você seja negro, mas você tem que ter aquelas maneiras dentro da sua formação acadêmica, dentro do seu dia a dia, aquela maneira de mostrar o seu valor independente de qualquer raça ou espécie”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.