19/05/2024
Sem categoria

Reynaldo Faray será homenageado na 4ª Feira do Livro de São Luís

Aldo Leite ministrará palestra sobre vida e obra do bailarino e teatrólogo Reynaldo Faray

 Conhecido pela prestigiada escola de balé clássico que levava seu nome, Reynaldo Faray foi o responsável por trazer o estilo de dança para o Maranhão, tornando-se, em consequência disso, um nome importante da cultura do Estado. Para além do balé, Faray é também apontado como um dos fundadores do moderno teatro maranhense e é responsável por diversas inovações.
Por tantos feitos, este ano ele será um dos homenageados da 4ª Feira de Livros de São Luís (Felis) e receberá atenção especial em palestra ministrada pelo teatrólogo Aldo Leite, no espaço Café Literário.
Nascido em Cururupu (MA), Faray morou nos estados do Pará, Amapá e no Rio de Janeiro, onde estudou e aperfeiçoou seus conhecimentos em artes cênicas e balé clássico. Foi por volta do fim dos anos 50 que Reynaldo trouxe consigo a experiência de estudar junto ao corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e acompanhar algumas montagens do Teatro Brasileiro de Comédia.
“Aí, houve uma guinada de 180º no modo de fazer teatro em São Luís, após algumas inovações que ele trouxe do cenário nacional, juntamente, é claro, com o esforço dos que aqui estavam”, afirmou Aldo Leite.
Produção teatral – Nessa época, final dos anos 60, surgiram alguns grupos cuja proposta estava antenada com a produção teatral dos grandes centros urbanos, como o Teatro Experimental do Maranhão (Tema), organizado por Faray; Laborarte, com direção de Tácito Borralho; Mutirão, sob orientação de Aldo Leite; Grutam, de Cecílio Sá; entre tantos outros importantes que começaram a tomar fôlego diante desse movimento que havia surgido no cenário maranhense.
“Depois da evolução, com a entrada do Reynaldo, aconteceram diversos movimentos que, somados a esse começo, formaram o teatro atual no Maranhão, que está sempre aprimorando ideias e conceitos. Acho a escolha fantástica”, comentou Aldo Leite.
Aldo Leite e Reynaldo Faray trabalharam juntos em algumas oportunidades como ‘A Casa de Bernarda Alba’, de Francisco Garcia Lorca, em 1986, com direção de Aldo e cenário e figurino de Faray. 
A Feira do Livro de São Luís é uma promoção da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func). Este ano, terá como tema “O Livro é guia e instrumento da sabedoria” e acontecerá no período de 12 a 21 de novembro, na Praça Maria Aragão.
Aldo Leite é teatrólogo formado pela Faculdade de Teatro da Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no Departamento de Artes. Sua peça mais famosa é “Tempo de Espera”, cujo texto é remontado até os dias atuais. Fundou e dirigiu diversos grupos de teatro, alguns existentes até hoje com a sua participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.