21/05/2024

Ricardo Moreira lança o romance A janela da vida

O economista José Ricardo Moreira lança, dia 15 de dezembro (quinta-feira), às 19h, na livraria Leitura, no shopping São Luís, seu primeiro romance, A janela da vida, pela editora paranaense Viseu. O livro conta uma história em torno de um homem comum que, aos 60 anos, começa a refletir sobre sua existência, especialmente os últimos 30 anos. Como ele se chama? Não importa, já que escolheu viver só e não fez nenhum esforço para mudar esse fato. Não tinha amigos, amantes, companheira ou mesmo parentes. Era do tipo que se resolvia fazer uma oração no Dia de Finados, ficava em dúvida sobre pra quem era mesmo aquela prece.

            Da janela da sua casa estabelecia contato com um mundo lá fora. Buscava um rosto que parava ali no ponto de ônibus e aproveitava a espera daquela criatura para roubar-lhe a alma e criar um enredo que ao final dessa construção, tomava pra si, envolvido em um jogo de fantasia e muitas personalidades. Era a maneira que encontrou de viver outra sina além da que lhe cabia dentro da pequena casa. “Mesmo distante daquelas pessoas que passavam debaixo de sua janela, conseguia criar a partir delas personagens coerentes com os modos e comportamentos comuns naquele lugar e deixara uma herança de sujeitos que, ainda que não fossem verdadeiros, eram verossímeis, plausíveis. Criou um padrão de famílias, ainda que só para ele mesmo. Viveu de histórias, das histórias que criou. Não importava que fossem uma ilusão, eram elas que davam sentido a sua vida e era com elas que ele conseguia viver”.

            Pensar de verdade sobre seu solitário viver só acontecia quando ele perdia o desejo de observar os transeuntes. Nessas horas vinham à mente a infância, os pais, os irmãos que se perderam pelo mundo e, claro, a vida tão sem graça e solitária. Vida que ele reconhecia não saber fazer ou conduzir de outra forma. A obra A Janela da Vida retrata em seis capítulos um personagem que sem nome, sem recorte espacial e temporal, não deixa de estar perto de nós, mulheres e homens contemporâneos. Suas narrativas fantasiadas ou seu medíocre mundinho parecem com nossos dias cheios de solidão, controles remotos, desenlaces e ocas famílias. Quem nunca?

            Quando a janela se fechava para fora, ele podia pensar nos dias de envelhecer sem fim, na morte e também no depois desta, no inferno, em não ter sido um bom filho, em todos os “mas se…” que atormentam a humanidade. O vitral ilumina outra vez a rua e, por meio desse ser humano comum, Ricardo Raposo, apresenta personagens em uma rica e imagética narrativa que nos guia até a última página.

 Serviço

O que: Lançamento do livro A janela da vida (Editora Viseu, 128 páginas)

Quando: 15 de dezembro (quinta-feira)

Onde: Livraria Leitura, shopping São Luís

Preço: R$ 50,00

Contato: Maristela Sena (98) 98260 9969

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.