13/06/2024

Sábado foi de festejo junino na Grande Ilha com a programação do São João do Maranhão nos arraiais do Cohatrac e Maiobão

O sábado (8) foi de muita alegria e diversão com a programação do São João do Maranhão 2024. Na Grande Ilha, os arraiais do Cohatrac, em São Luís, e do Maiobão, em Paço do Lumiar, mostraram a diversidade e riqueza cultural do folclore maranhense para o público. Neste domingo (9), o Maior São João do Mundo continua nos dois arraiais e na Lagoa da Jansen, com o último dia de apresentações do Maranhão de Reencontros.

Com um investimento de R$ 53 milhões, a programação oficial de São João promovida pelo Governo do Maranhão contará com mais de 700 atrações locais este ano, com apresentações em arraiais espalhados pela Grande Ilha e nos municípios do interior. Os arraiais do Cohatrac, em São Luís, e do Maiobão, em Paço do Lumiar, foram os dois primeiros a serem abertos.

No Arraial do Cohatrac, a noite de festa começou com o Baile de Caixa. Em seguida, se apresentaram o Bumba Meu Boi Encanto do Olho d’Água e o Cacuruiá do John. O cantor Paulinho Melodia levou um repertório especial para a festa que teve ainda toda a tradição do sotaque de matraca do Bumba Meu Boi de Maracanã. Encerrando a noite, a banda Mesa de Bar colocou todo mundo para dançar com os seus hits.

A programação agradou quem esteve no arraial. Foi o caso da cabeleireira Telma Soares. “O arraial está muito bom. Todas as brincadeiras estão agradando muito quem está aqui. É ótimo levar os arraiais para as comunidades porque facilita para a gente, que não precisa ir para longe de casa”, disse.

Esse sentimento também foi compartilhado por quem acompanhou as apresentações no Arraial do Maiobão. “O Arraial do Maiobão está muito bom, muito bonito, bastante organizado. Eu gosto muito de ver as apresentações de bumba meu boi e poder fazer isso no próprio bairro é o melhor de tudo. Basta ver como está cheio aqui”, comentou a diarista Maria Edite.

No Arraial do Maiobão se apresentaram os grupos de Bumba Meu Boi Brilho da Juventude, Brilho do Amanhecer, da Pindoba, a Dança Portuguesa Império de Lisboa e a cantora Thaís Moreno.

Mas a programação 2024 do Maior São João do Mundo está apenas no começo e neste domingo (9) segue com muito mais festança. No arraial do Cohatrac, as apresentações começam a partir das 20h30 e no Arraial do Maiobão, às 19h.

Já a Concha Acústica Reynaldo Faray, Lagoa da Jansen, recebe a última edição do Maranhão de Reencontros. As apresentações começam às 17h30.

Para garantir toda a tranquilidade de quem for acompanhar as apresentações nos arraiais, o Governo do Maranhão montou um esquema especial de segurança.

Além de valorizar a cultura e o folclore maranhense por meio de centenas de apresentações de grupos e artistas locais, o São João do Maranhão movimenta a economia e estimula o turismo, gerando diversas oportunidades de negócio, emprego e renda. Para incentivar a inclusão socioprodutiva, o Governo do Maranhão também garante espaço para que os beneficiários dos programas estaduais Mais Renda e Minha Renda possam vender seus produtos nos arraiais

Confira a programação desse domingo:

Maranhão de Reencontros, Lagoa da Jansen
17h30 – Tambor de Crioula de Mestre Constâncio
18h – Companhia Vem BB
19h – Bumba Meu Boi de Upaon Açu
20h – Companhia Encantar
21h – Bumba Meu Boi Oriente

Arraial do Cohatrac
20h30 – Bumba Meu Boi Pirilampo
21h30 – Show Marajunino
22h30 – Companhia Batuque do Mara
23h30 – Show com Ivan Marques

Arraial do Maiobão
19h – Festa do Rodeio
20h – Carimbó de Andrelina
21h – Bumba Meu Boi de Upaon Açu
22h – Cacuriá Sem Vergonha
0h – Cacuriá Candin