27/02/2024
Sem categoria

SAMBAS ENREDOS DO GRUPO ESPECIAL DO CARNAVAL DE 2012

Que Samba é esse Portela ?

Confesso aos amigos que tenho escrito muito pouco ultimamente e se não o tenho feito é por me batido uma certa angústia, uma certa tristeza por acreditar que esse nosso papo e todos os nossos comentários ficam sempre por aqui mesmo entre nós aficionados e amantes do carnaval.

Mas é aquele negócio. Se quietos ficarmos, aí sim é que eles nunca nos ouvirão. Então vamos tentar driblar essa mágoa e continuarmos a bater na tecla e torcer que um dia nossas vozes serão ouvidas.

Vamos fazer uma primeira análise dos sambas enredos para o carnaval 2012. Esse ano, teremos um CD muito bom e, para mim o melhor dos últimos anos.

PORTELA – DEZ NOTA DEZ

Eu fico imaginando como alguém pode não colocar o samba da Portela como o melhor samba do ano. A Portela tem simplesmente o melhor samba do ano e, quem sabe, o melhor samba da década.

O mais importante nesse samba é o resgate que ele promove do verdadeiro gênero samba enredo que estava esquecido há tanto tempo e, não é por acaso, que esse samba nos faz lembrar os sambas enredo dos anos 70 e anos 80.

Uma outra coisa muito bonita é ver o renascimento do orgulho portelense e por tudo isso, eu tenho certeza que quando a Portela entrar na avenida, todos nós, independente de nossas escolas do coração, estaremos cantando o hino da azul e branco de Madureira e Oswaldo Cruz e aguardando ansiosamente a chegada da tradicional águia da Portela.

Muito Boa sorte Portela, esse samba merece um carnaval à altura. E desde já o carnaval carioca agradece esse belo presente que a Portela nos oferece em 2012. Que sambaço é esse Portela ?

UNIDOS DA TIJUCA – NOTA 9.8

Se o samba da Portela foi amor à primeira audição, o mesmo não posso dizer sobre o samba da Tijuca. Aos poucos ele foi crescendo no meu gosto e acabou se tornando amor à segunda ou terceira audição. Gosto muito do samba da Tijuca. Animado, alegre e contando muito bem o excelente enredo do auri pavão tijucano. Uma pena esse sambaço da Unidos da Tijuca ter chegado num ano em que a Portela brincou de fazer samba enredo, e só, por isso, lhe tiro os dois décimos. Pra mim, o samba da Tijuca está sozinho na segunda posição.

UNIDOS DE VILA ISABEL – NOTA 9.7

O terceiro colocado na minha avaliação é também um belíssimo samba e trás a marca do campeoníssimo André Diniz. É um samba gostoso de se ouvir e tem cara de Vila Isabel na Sapucaí. Só a lembrança do memorável e inesquecível Kizomba e do Mestre Martinho da Vila já merece os meus aplausos.

ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA – NOTA 9,7

O quarto colocado na minha análise é samba enredo da Estação Primeira de Mangueira. Um samba forte e valente e, aparentemente, bom de avenida, que canta um merecido enredo sobre o Cacique de Ramos e só não o aproximo mais de Tijuca e Vila Isabel porque a gravação oficial ficou muito aquém do que a gente podia esperar para uma gravação oficial de um samba enredo. Misturar sambistas de raiz com intérpretes de samba enredo definitivamente não foi uma boa opção. Chga a ser uma insanidade afirmar isso, mas o Jorge Aragão jogou lá embaixo o bom samba da Mngueira. Se essa faixa “We are the world” fosse um clip, ou um CD promocional seria show, mas nunca na faixa oficial de um CD de samba enredo.

BEIJA FLOR – NOTA 9,6

Se tem uma coisa que a Beija Flor sabe fazer é samba enredo bom pra desfile. Ele não tem a preocupação de ter o melhor samba do ano, de ser pra cima e de arrebatar multidões. A preocupação da Beija Flor é apresentar um bom samba de desfile e isso ela sabe fazer como nenhuma outra escola. O diretor de carnaval Laíla não tem romantismo e nem receio de, se necessário, apresentar uma junção de 2 ou 3 sambas. O resultado é sempre um bom samba, raramente é o melhor, mas nunca deixa de estar entre os 5 ou melhores.

SÃO CLEMENTE – NOTA 9,6

A São Clemente trás para 2012 um samba que é a sua cara, alegre, divertido e irreverente. Esse refrão do Bububu no Bobobó foi uma achado pra um dos melhores enredos do ano. Até a chula expressão Puxa que Paris caiu bem numa proposta de blocão que a São Clemente,felizmente, nunca teve medo de assumir. O samba da São Clemente é daqueles sambas que chegam devagazinho e quando a gente se dá conta ele já tomou conta de nós. Sei não, mas acho que até o carnaval essa samba pode ganhar mais umas posições em minha análise. E, cá entre nós, muito da força desse samba vem do show que esse garoto Igor Sorriso deu na gravação. Mandou muito bem e ta botando muito cascudo de samba enredo no chinelo.

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO – NOTA 9,5

Mais um samba gostoso de ouvir e que interpreta muito bem o excelente enredo proposto. Não mantém a mesma qualidade dos sambas enredo anteriores do Salgueiro, mas, ainda assim é um bom samba. Uma coisa muito legal é a perfeita adequação dos três intérpretes no decorrer do samba, coisa que a Mangueira parece que desaprendeu. Uma voz a cada verso não fica nada legal.

MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL – NOTA 9,5

É por ti que a Mocidade canta … Portinari minha aquarela … Eis um dos versos que gosto no CD 2012. Mais um samba gostoso e que não tem receio de contar o que todo samba enredo precisa fazer – transformar em versos e melodia um enredo. Eis aí um samba que conta e canta muito bem o enredo. E como é bom ver o Luizinho Andanças numa escola de porte como a Mocidade Independente, o cara é fera e já merecia uma pavilhão de peso.

UNIÃO DA ILHA DO GOBVERNADOR – NOTA 9,4

Esse misturar molho inglês na feijoada é um achado. Não considero o samba da simpática União da Ilha um grande samba, afinal a junção ainda não se juntou legal, mas ele tem cara de Ilha e aquela coisa brincalhona e bem humorada que tem feito muito falta em nossos sambas enredo. Ta tudo muito caretinha e muito politicamente correto. Tem muita poesia aonde não pede poesia e falta alegria onde deveria.

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE – NOTA 9,4

Confesso que esperava bem mais de uma samba enredo sobre o grande Jorge Amado. A obra desse Amado por todos nós poderia ser muito mais explorada do que foi. O samba ficou mais na Bahia que em Jorge. O mais legal no samba da Imperatriz é ouvir a voz marcante do recuperado Dominguinhos do Estácio. Esse é dos bons e é sempre bom ouvi-lo.

Todos conhecemos um ditado que diz: “Os últimos serão os primeiros”. Mas nessa minha análise o ditado dançou e se o CD de sambas enredos 2012 seguisse esses três últimos sambas estaria muito mal das pernas

UNIDOS DO PORTO DA PEDRA – NOTA 9,3

Eu não consigo imaginar contarmos a história da humanidade usando o iogurte como o inspirador. A gente pode contar a história da humanidade através do leite, através da roda, através das vestimentas do homem, mas fica difícil contar a história do homem falando de cocada ou de um angu a baiana ou de iogurtes. Não gostei do samba e não culpo os compositores, pois o erro está no desenvolvimento do enredo que tenta dar seriedade a um enredo que poderia ser alegre, colorido, irreverente e debochado Uma coisa é falar de Jorge Amado, Portinari, São Luiz do Maranhão, Cordel e Rei do Sertão e outra é falar de iogurte. Se a opção fosse brincar com o Iogurte e respeitando o bem recebido patrocínio a coisa teria um samba brincalhão e muito mais gostoso de se ouvir. Esse samba, ou melhor, esse enredo azedou de vez.

RENASCER DE JACAREPAGUÁ – NOTA 9,3

O samba da Renascer de Jacarepaguá não consegue ser tão alegre e tão vivo quanto a obra do Romero Brito, que confesso gosto muito. Uma pena o samba não conseguir reproduzir todo o colorido e toda a vivacidade da bonita obra de Romero Brito. E para uma escola que está chegando agora na elite de nosso carnaval, e vai abrir os desfiles, um samba mais animado, mais alegre e mais descontraído como é a obra do homenageado faria muito melhor à caçulinha do Especial.

ACADÊMICOS DO GRANDE RIO – NOTA 9,2

A Grande Rio tinha tudo para ser uma das grandes favoritas ao carnaval 2012. A comoção pelo incêndio e o claro amadurecimento da escola apontavam para isso. Mas eis que ela decide optar por um enredo chato, piegas e até demagógico de auto estima e a gente que está sempre navegando nessa teia muito louca que é a Internet, já nos cansamos dessas mensagens e desses EMails mentirosos de auto-ajuda. Fico muito triste em ter que dizer isso, mas a Grande Rio tem o pior samba do ano e o tem. por que seu enredo é o mais confuso e o mais fraco do carnaval 2012. Mas é aquela coisa, enredo acontece na avenida, mas com esse samba a coisa ficou definitivamente muito difícil

É claro que essa avaliação é muito pessoal e apenas traduz a minha visão dos sambas de enredo 2012.
Deixo claro que não tenho ido às quadras para ouvir os sambas ao vivo, minha avaliação foi feito apenas ouvindo o CD.

Eu não sou formador de opinião de ninguém. Eu apenas tenho um espaço onde posso colocar minha visão pessoal. E sinceramente essa minha opinião pode mudar um pouco mais à frente.

Lembro, também, que as notas que atribui estarão bem distantes das notas que os senhores julgadores irão aplicar. Procurei quantificar os sambas enredos das escolas separando-as e não empatando-os como gosta o nosso corpo de jurados.

Um abraço de seu amigo

Luiz Fernando Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.