27/02/2024

‘São João no Bairro’ na Estiva, Vila Luizão e São Raimundo

Bumba meu boi, cacuriá, forró e outras manifestações da cultura popular ludovicense serão as grandes atrações deste fim de semana no ‘São João no Bairro’, projeto da Prefeitura de São Luís que leva os festejos juninos para diversas comunidades da capital. Nesta sexta-feira (26) quem recebe a programação é o bairro Estiva, na Zona Rural da capital. No sábado (27), será a vez dos moradores da Vila Luizão se divertirem com o festejo que, no domingo (28), segue para o São Raimundo.

Nesta sexta (26), a festança começa às 19h, na Praça Maria Lima, na Estiva. A primeira atração será o Cacuriá do Jhon. O grupo folclórico, que se apresenta embalado por uma trilha sonora animada, roupas coloridas e coreografias elaboradas, promete esquentar a plateia. A seguir, o palco será do bumba meu boi Brilho da União (sotaque da baixada), seguido pelo Boi da Lua (sotaque de orquestra). O encerramento da noite ficará a cargo do Trio Mandacaru que traz no repertório o melhor do forró pé de serra.

Quem recebe o festejo no sábado (27) é o bairro Vila Luizão. Por lá, a programação ocorrerá na Praça Mairlon Aguiar Pires, também a partir das 19h. A primeira atração será a dança portuguesa Raízes de Portugal, seguida pelo boi Brilho da Terra (sotaque de orquestra). A terceira manifestação cultural da noite será o Baile de Caixa, seguido pelo Boi de Morros (sotaque de orquestra), um dos mais tradicionais grupos de bumba meu boi do Maranhão, que encanta pela beleza de suas indumentárias, coreografias e toadas. O forró Cheiro da Terra fecha a programação na Vila Luizão.

A dança country Cowboys de Ouro, Companhia Encantar, Boi de Axixá (sotaque de orquestra) e Seu Raimundinho Forró Pé no Chão são as atrações do domingo (28), a partir das 19h, na Praça da Família, no São Raimundo. Este é o segundo fim de semana do São João no Bairro, que iniciou no último sábado (20), em Pedrinhas. O projeto segue até o fim de junho, em diversos bairros da cidade.