14/04/2024

São João se despede com apresentações em São Luís e Barreirinhas

O brilho e encanto do São João estará presente neste domingo (30) nos arraiais de São Luís e Barreirinhas marcando o encerramento das festividades juninas de 2023. Este ano foram mais de 60 dias dedicados ao São João com a programação oficial realizada pelo Governo do Maranhão a partir da coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e apoio de parceiros como o Grupo Mateus, Equatorial Energia e Guaraná Jesus.

Em São Luís, o palco das apresentações é a Praça da Fé, ao lado da Casa do Maranhão, na Praia Grande. A partir das 19h, o público terá o show da Companhia Encantar, seguido pela apresentação da Quadrilha Asa Branca, Bumba Meu Boi Novilho Branco, Grupo Lamparina e Bumba Boi de Pindaré.

Já na cidade de Barreirinhas, porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, a programação do domingo contará com shows de Renan Soeiro, Suh Santos, Fabricia e Luan Costa, além da Dança Portuguesa Brilho e Orgulho de Portugal, Bumba Boi de Sonhos e Bumba Boi de Axixá. O arraial na cidade balneária começa a partir das 18h na Praça da Família, próxima ao antigo aeroporto.

O governador Carlos Brandão esteve na abertura oficial do arraial de Barreirinhas, na sexta-feira (29), e destacou a importância da cultura e do turismo. “Eu não poderia deixar de participar do Maior São João do Mundo que veio também para Barreirinhas e prestigiar o povo da região e os turistas. Barreirinhas, agora, passa a fazer parte desse calendário valorizando a nossa cultura e gerando emprego e renda”, afirmou.

Ao longo dos mais de 60 dias de programação oficial, o Maior São João do Mundo contou com mais de 1,2 mil atrações que se apresentaram nos arraiais de São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas. Além disso, foi dado apoio aos demais municípios para a realização da festa, alcançando cerca de 80% das cidades maranhenses.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destacou o compromisso do Governo do Estado em valorizar a cultura maranhense. “A temporada foi um sucesso e eu não tenho dúvida que esse São João ficou marcado na história. Ano que vem tem mais, com muita alegria, e desde já agradeço a todo o povo do Maranhão”, declarou.

A diversidade de ritmos, cores e manifestações encantam os turistas que chegam ao estado. É o caso da professora Eloíza Neves que veio do Rio de Janeiro passar férias no Maranhão e ficou deslumbrada com as apresentações da noite de sexta-feira (28), na Praça da Fé, em São Luís.

“É a primeira vez que eu venho e o Maranhão é maravilhoso! Esse bumba meu boi é divino e eu estou encantada com esse povo lindo dançando. Eu amei”, afirmou.

Confira abaixo a programação nas cidades de São Luís e Barreirinhas.

Domingo (Dia 30)
19h – Companhia Encantar
20h – Quadrilha Asa Branca
21h – BMB Novilho Branco
22h – Grupo Lamparina
23h – BMB Pindaré

Domingo (Dia 30)
18h – Renan Soeiro
19h – Dança Portuguesa – Brilho e Orgulho de Portugal
20h – BMB de Sonhos
21h – BMB Axixá
22h – Suh Santos
23h – Fabricia
00h – Luan Costa