22/05/2024

São Luís recebe ônibus-biblioteca do projeto “Livros nas Praças”

O ônibus-biblioteca “Livro nas Praças” estaciona nesta segunda-feira (22), em São Luís, até sexta-feira (26), na Praça do Ipem, no Ipem são Cristóvão, disponibilizando mais de 2 mil títulos para empréstimo gratuito à população. O projeto tem a proposta de levar cultura e fomentar a leitura para as pessoas.

Já entre os dias 29 a 2 de junho, o ônibus estará no Campo de Futebol do Tocão, localizado na Avenida Miguel Vieira, 667-793, no Jardim São Cristóvão. O ônibus estará disponível das 10 às 16h, gratuitamente.

Além dos 2 mil livros oferecidos, o ônibus-biblioteca possui cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos que queiram entrar e ter a experiência de escolher seus livros no espaço interno da biblioteca sobre rodas.

O local também oferece duas prateleiras de livros acessíveis: 60 livros com ilustrações em braile para crianças, 25 livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, 20 audiobooks para deficientes visuais e 50 livros em braile para adultos.

“Queremos estimular e democratizar o acesso à cultura, oferecendo, por meio do Livro das Praças, um projeto acessível e que atenda a todas as idades. Sabemos que em muitos locais não há bibliotecas nos bairros, por isso o projeto buscar atender essas comunidades, proporcionando um momento de contato com os livros nas praças”, destaca Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Como ter acesso gratuito aos livros?

Para ter acesso aos livros é só mostrar o documento de identidade e um comprovante de residência. Feito isso, será possível levar até dois livros emprestados, que deverão ser devolvidos em qualquer um dos locais em que o ônibus-biblioteca ficará estacionado.

Neste ano, o projeto “Livros nas Praças”, apoiado pelo Instituto CCR, na região da CCR Aeroportos, já percorreu Goiânia (GO) e agora segue para outras cinco cidades: São Luís (MA), Palmas (TO), Imperatriz e Teresina (PE) e Petrolina (PE).

* Com informações da Assessoria do Instituo CCR