20/04/2024

Secid apresenta o programa Nosso Centro à comitiva da Prefeitura de Maceió

Apresentar o programa Nosso Centro e as experiências exitosas resultantes da implantação e revitalização do Centro Histórico de São Luís. Esse foi o objetivo da reunião realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), com a comitiva da Prefeitura Municipal de Maceió, capital do Estado de Alagoas, nessa segunda-feira (31) na sede da secretaria, localizada na Avenida Getúlio Vargas, bairro Monte Castelo.

Representando a titular da pasta, Joslene Rodrigues, o secretário adjunto de Assuntos Metropolitanos, Robson Paz, que coordenou o evento, ressaltou que o programa Nosso Centro é uma iniciativa premiada, e que representa um marco significativo para a cidade de São Luís. Ele destacou ainda que a prestação de serviços, a reocupação de prédios históricos e a promoção de atividades diversificadas tem sido pilares essências para esse processo.

“É uma alegria receber a comitiva da prefeitura de Maceió para conversarmos sobre o programa Nosso Centro. Essa iniciativa desenvolvida pelo governo Carlos Brandão, sob a liderança da secretária Joslene Rodrigues, tem sido inspiradora para várias cidades do nosso país, especialmente para Maceió, na expectativa que eles tenham muito êxito em sua implantação”, pontuou.

De acordo com o secretário municipal de Assuntos Governamentais da Prefeitura de Maceió, Lininho Novais, o município está buscando um novo projeto para revitalizar o centro comercial do município, por isso está pesquisando experiências bem sucedidas em todo Brasil.

“Vimos que o programa Nosso Centro é realmente um case de sucesso, por isso viemos aqui na Secid, para entendemos melhor como se dão as parcerias, como funciona o Adote um Casarão, o Habitar no Centro e implantar em Maceió, o mesmo modelo de gestão daqui do Centro Histórico de São Luís”, afirmou o gestor.

“A experiência na área central de São Luís é modelo nacionalmente reconhecido, pois em apenas cinco anos, o governo conseguiu revitalizar 23 casarões no Centro Histórico de São Luís, e isto implicou na criação de novos negócios, fomentou a geração de emprego e repaginou a dinâmica da localidade. É um case de sucesso”, exclamou Antonio Carvalho, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió.

A visita da comitiva foi encerrada com uma vistoria a obras entregues pelo programa Nosso Centro.