Abrindo a primeira semana de atividades do Mês Negro e da Diversidade no CCVM, o Centro Cultural Vale Maranhão apresenta, em parceria com a Kasarão Filmes, dos dias 04 a 11, deste mês, a segunda edição da Quelly – Mostra Nacional de Cinema de Gênero. Criada pelo cineasta George Pedrosa e pelos produtores Josh Baconi e Gabriel Marques, a Mostra teve sua primeira edição pelo projeto Pátio Aberto, em 2019, tendo surgido a partir da necessidade de exibir filmes com temática LGBTQI+, normalmente não contemplados em cinemas e festivais locais, abrindo um espaço para diálogos e fomentação do audiovisual LGBTQI+ nacional. Para esse ano, a curadoria da mostra selecionou documentários, videoarte e filmes de ficção que tratam da interseccionalidade entre as questões de gênero, raça e classe.
A Mostra, que este ano será exibida online no canal do CCVM no YouTube, apresenta nove filmes, produzidos em quatro estados brasileiros (PE, RJ, SP e MG). Entre eles, o pernambucano Swinguerra (de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca), destaque na 58ª Bienal de Veneza, selecionado no Festival de Locarno e no festival Mix Brasil 2019 – maior festival de cinema de gênero da América Latina. Looping (de Maick Hannder), Inabitáveis (de Anderson Bardot) e A Felicidade Delas (de Carol Rodrigues) irão anteceder a mesa de diálogo com a temática Negritude e Gênero no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Os filmes Papinha de Goiaba (de Tiago Fonseca), Batom Vermelho Sangue (de R. B. Lima) e Sangro – dos diretores Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR e primeira animação exibida pela Quelly, vencedora dos prêmios de Melhor Curta Brasileiro e Melhor Curta-documentário no AnimaMundi – encerram o último dia da programação, antecedendo a roda de diálogos Construção de Novas Narrativas no Cinema de Gênero.
Segundo o idealizador da Mostra, George Pedrosa, “a Mostra Quelly retorna com a missão de difundir obras com temática LGBTQ+ no estado apresentando uma seleção de filmes diversificados e exibidos em uma plataforma de fácil acesso para o público. A programação do evento serve como uma janela para o cinema de gênero produzido atualmente no Brasil e focana exibição e discussão de obras que até uns anos atrás eram pouco representadas exibidas nas salas de cinema e festivais nacionais.”, considera George.
Programa 1 (04/11, 19h às 21h30) – Swinguerra, de Benjamin de Burca e Bárbara Wagner – Docuficção, Pernambuco/2019/23 min. Classificação indicativa: 16 anos. Homens Invisíveis, de Luís Carlos de Alencar – Documentário, Rio de Janeiro/2019/ 25 min. Classificação indicativa: 16 anos. Logo após as exibições acontecerá o diálogo: O Documentário – perspectivas da construção experimental, com realizadores dos filmes. Mediador: Gabriel Gutierrez
Programa 2 (05/11, 19h às 21h15) – Looping, de Maick Hannder – Ficção, Minas Gerais/2019/12 min. Classificação indicativa: 18 anos. Inabitáveis, de Anderson Bardot – Ficção, Rio de Janeiro/2020/25 min. Classificação indicativa: 14 anos. A Felicidade Delas, de Carol Rodrigues – Ficção, São Paulo/2019/ 15 min. Classificação indicativa: 14 anos. Logo após as exibições acontecerá o diálogo: Negritude e Gênero no Cinema Brasileiro Contemporâneo, com realizadores dos filmes. Mediadores: Ubiratã Trindade + Camila Soares
Programa 3 (06/11, 19h às 20h30) – Homenagem a Julia Katharine – Tea for Two, de Julia Katharine – Ficção, São Paulo/2018/ 25 min. Classificação indicativa: 14 anos. Logo após a exibição haverá o diálogo: Vozes Femininas no Cinema LGBTQ+, com Julia Katharine. Mediadores: Amanda Drummond + Walber Sousa + George Pedrosa.
Programa 4 (07/11, 19h às 21h) – Papinha de Goiaba, de Tiago Fonseca – Experimental, Rio de Janeiro/2020/15 min. Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro, Guto BR – Animação, São Paulo/ 2019/ 7 min. Batom Vermelho Sangue, de R.B. Lima – Ficção, Paraíba/2020/ 20 min. Classificação indicativa: 16 anos. Logo após as exibições haverá o diálogo: Construção de Novas Narrativas no Cinema de Gênero, com realizadores dos filmes. Mediadores: Josh Baconi e Gabriel Marques.
Saiba mais sobre a programação da Mostra em: www.ccv-ma.org.br. Assista no canal do CCVM no YouTube: https://www.youtube.com/centroculturavalemaranhão.


Safadeza,
Patifaria,
Só muita taca.