22/02/2024
Sem categoria

SEMANA DE CINEMA FRANCÊS

Mostra Tati por Inteiro exibe filmes do cineasta Jacques Tati, gratuitamente, no Cine Praia Grande; evento também incluirá palestras e workshop.

Jornal O Estado do Maranhão – Caderno Alternativo

Filmes do cineasta francês Jacques Tati são os destaques de uma programação que o Sesc apresenta de hoje a sábado em São Luís, na mostra Tati por Inteiro. O evento acontece no Cine Praia Grande, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). As sessões terão entrada franca, com exibições às 18h, 19h e 20h. A retirada dos ingressos deve ser feita com 30 minutos de antecedência.
A mostra reúne seis longas-metragens, três curtas-metragens e um documentário. Também integram a programação o workshop Adaptações criativas para o cinema: da literatura e HQ à linguagem cinematográfica, ministrado pelo jornalista e editor de conteúdo do site do jornal O Estado Bruno Gouveia de amanhã a sábado, bem como a palestra Jacques Tati: seguindo os passos do sr. Hulot, mediada por Davi Coelho e Stella Aranha, que acontecerá às 19h de sábado no Cine Praia Grande.
A mostra apresenta um passeio pela cultura francesa por meio do olhar de um dos mais ilustres artistas cômicos da França, o cineasta Jacques Tati. O evento traz o conjunto da obra do cineasta, considerado pela crítica especializada o mais original comediante do cinema depois de Charles Chaplin.
Características como mensagem universal e refinada leveza em discutir com bom humor temas do homem e da sociedade moderna podem ser identificadas na obra do francês que, apesar de ser considerado pela crítica um dos maiores comediantes da história do cinema, tem suas obras pouco conhecidas no Brasil.
Com inseparáveis guarda-chuva, boné de aba curta e casaco que se alarga na cintura, Tati era visto como uma figura peculiar no cinema francês. Ex-jogador de rugby, ex-boxeador, artista do music hall, incorporou a mímica e o gesto burlesco ao cinema para fazer uma crítica à noção de modernidade e as convenções sociais.
Cineasta – Batizado como Jaques Tatischeff, o cineasta nasceu em 9 de outubro de 1907 em Pecq, cidade semirrural da França. Sua carreira como ator e roteirista começou em 1932 com a realização de uma série de curtas-metragens onde atuava, dirigia e escrevia seus filmes.
Como cineasta iniciou carreira em 1947 com Jour de Fête que lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza, na Itália e o Grande Prêmio do Cinema Francês, em 1950. Sua filmografia era constantemente selecionada para festivais de cinema internacionais e sua linguagem simples conquistava públicos de todas as idades.
Apesar de ter passado por problemas financeiros na década de 1960, Tati buscou parcerias com outros países para filmar As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco (1971) e Parada (1974), seu último filme.
Em 1982, Tati representou a França em uma homenagem prestada pelo Festival de Cannes aos 10 maiores produtores do mundo. Faleceu em novembro daquele mesmo ano, deixando projetos inacabados.
A mostra Tati Por Inteiro tem percorrido cidades do Brasil e tem como propósito incentivar as manifestações culturais e contribuir com o processo de transformação social e oportunizar a reflexão e debate sobre as obras desenvolvidas em consonância o momento cultural do mundo.
Tati por Inteiro é realizada em parceria com a Embaixada da França e Cultures France com a finalidade de propiciar o acesso ao conjunto da obra do cineasta, que com refinada graça e leveza se propôs a discutir o homem e a sociedade moderna.
Workshop – Aberto a todos os interessados em cinema, o workshop Adaptações criativas para o cinema: da literatura e HQ à linguagem cinematográfica será ministrado por Bruno Gouveia, de amanhã a sexta-feira, também no Cine Praia Grande, das 15h às 17h30.
O jornalista explica que o workshop tem a finalidade de promover um diálogo sobre as formas de adaptação do HQ e da literatura para o cinema. “Sempre partindo do elo que é o roteiro. A ideia é roteirizar essas plataformas diferenciadas para o cinema, daí o conceito de criatividade, pois, é um exercício diferenciado de produção de roteiro”, explica Bruno Gouveia.
Nos três dias de curso, o ministrante proporá à turma exercícios práticos de roteirização. “O tempo é curto, mas acho que vai render bastante”, torce. Ele conta que também levará exemplos clássicos de adaptações. “Como as mais recentes dos quadrinhos que estão fazendo sucesso e filmes que foram adaptados de livros nacionais e internacionais”, adianta.
Como resultado prático, o workshop deverá estimular o início de um grupo de estudos que terá como objetivo ampliar, depois do evento, a discussão sobre cinema, literatura e HQ. “E quero, ao fim do workshop, ter algumas propostas de adaptações pelo menos iniciadas”, finaliza.

Programação

Hoje
Exibições/Sessões
19h – Abertura
20h – Carrossel da esperança (1949) – 77’
Amanhã
Exibições/Sessões
18h – As férias do sr. Hulot (1953) – 74’
20h – Meu tio (1954) – 110’
Quinta-feira
Exibições/Sessões
18h – Tempo de diversão (1967) – 114’
20h – As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco (1971) – 93’
Sexta-feira
Exibições/Sessões
18h – Parada (1974) – 85’
20h – Tati: seguindo os passos do sr. Hulot (1986) – Doc. 52’
Sábado
18h – Exibição de curta/metragens:
Cuida da tua esquerda! (1936) – 12’
Escola dos carteiros (1947) – 15’
Curso noturno (1967) – 27’
19h – Palestra/Diálogo Jacques Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot
Mediadores: Davi Coelho e Stella Aranha
Workshop
Adaptações criativas para o cinema: da literatura e HQ
à linguagem cinematográfica
Ministrante: Bruno Gouveia
Período: de quarta a sexta-feira
Horário: 15h às 17h30
Local: Cine Praia Grande

Serviço

• O quê
Mostra Tati por Inteiro
• Quando
De hoje a sábado
• Onde
Cine Praia Grande
• Sessões
18h, 19h e 20h
• Informações
www.sescma.com.br; galeriadeartesescma@gmail.com; (98) 3216 3830
• Entrada gratuita
Com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.