21/05/2024
Sem categoria

Semana do Teatro prossegue com espetáculos e oficinas nesta quinta (19)

A VI Semana do Teatro no Maranhão continua movimentando São Luís com espetáculos teatrais e oficinas nesta quinta-feira (19). Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e sob coordenação do Teatro Arthur Azevedo, o evento, que tem apoio do Sesc e Caixa, acontece até domingo (22), em São Luís, e de 28 de maio a 3 de junho em seis municípios do interior.

Na manhã desta quinta-feira (19), no Cacem, tem encerramento do módulo da oficina “Crítica Teatral”; o mesmo acontece com a de “Iluminação”, no Teatro Alcione Nazaré. As aulas sobre “Manipulação e Sensibilização de Teatro em Miniatura” continuam sendo ministradas no Salão Versátil do TAA. Já a Vivência-Teatro de Operações movimenta o Cacem, a partir das 9h.

No turno da tarde, das 13h às 17h, a oficina “Prótese e Látex”, será encerrada no Camarim 9 do TAA. “O Clown e sua Poética” também será concluída na Sala do Coro/TAA, no horário das 15h às 17h. Já as aula de “Dramaturgia de Estados Corpóreos” serão iniciadas na Sala de Dança do TAA, das 14h às 17h. “Iniciação às Artes Mágicas” movimenta o Salão Versátil, das 14h às 17h; e no mesmo horário, acontece “Adereçaria do TAA”, quando alunos conhecerão técnicas novas da oficina Composição e Animação de Personagens com material reciclado.

As Vivências e performances teatrais acontecem às 10h, no espaço Ecimuseum (Rua 14 de Julho-Praia Grande). A programação de mesas-redondas, no espaço Ecimuseum, terá como tema “A crítica teatral”, às16h. Os debatedores promoverão discussão sobre a produção teatral no Brasil e, especialmente, no Maranhão a partir de princípios básicos da análise crítica. Como convidados, Ferdinando Martins, Ubiratan Teixeira e Paulo Melo e Sousa, sendo que Michele Cabral será a mediadora.

Espetáculos

A programação de espetáculos será aberta às 10h, no Teatro Arthur Azevedo, com a peça “O Princípio dos Três Erres”, com a Cia Teatral La Oficina, de São Luís. Na Praça Nauro Machado, às 17h, tem teatro de rua com “O Negrinho do Pastoreio”, do grupo Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais, de Porto Alegre (RS).

“O Miolo da História” é o espetáculo que será apresentado no Teatro Alcione Nazaré, às 18h, pelo grupo Santa Ignorância Cia. de Artes, de São Luís. No palco do Teatro João do Vale, às 19h, o grupo Teófila Lima (de São Luís) apresenta “Barba Azul”. No mesmo local, às 21h, será encenado o espetáculo “A Última Hora”, do grupo Drao Teatro da Inconstância, de São Luís.

Com apresentação de espetáculos de 28 grupos maranhenses e 15 convidados de outros estados da federação, a Semana do Teatro tem como um dos objetivos a formação de platéia e inclui na programação 16 oficinas de teatro com profissionais reconhecidos. As oficinas acontecem no turno matutino (das 8h às 12h) e vespertino (das 13h às 17h), nos Teatros Arthur Azevedo e Alcione Nazaré e no Centro de Artes Cênicas (Cacem).

SINOPSES DE ESPETÁCULOS

“O PRINCIPIO DOS TRÊS ERRES” – CIA Teatro La Oficina – MA 19/05 10h – Teatro Arthur Azevedo

Aborda a problemática do lixo: gira em torno do desmatamento de uma área denominada “Floresta de todos Nós” para dar lugar a um aterro sanitário

FICHA TECNICA Texto e direção – Renata Ievins; Direção Musical – Ary Meireles; Figurino Rachel Brandão; Cenografia – Henrique Lobão; Confecção dos bonecos – Cia. Teatral La Oficina; Elenco – Renata Ievins, Diana Mattos, Ricardo Torres e Judith Abrosio; Produção – Rachel Brandão,

“A ÚLTIMA HORA” – DRAO TEATRO DA (IN)CONSTÂNCIA – MA 19/05 21h – Teatro Arthur Azevedo

Judite e Joana, duas presas esperam o momento exato da ultima sentença, depois de longos anos convivendo lado a lado sem nunca terem visto umas as outras, partilham sonhos, amores, e frustrações com uma mente brilhante em mundo de idas sem voltas

FCHA TECNICA Direção – Ivaldo Jr; Concepção e adaptação livre – Ivaldo Jr; Elenco – Carla Amorim e Rosiane Estevão; Fotografia e assistente de direção – Janailton Santos; Concepção Visual – Marcelo Pereira; Operação de luz – Camila Grimaldi ; Operação de som – Marcelo Pereira; Produção – Leury Monteiro.

O MIOLO DA ESTÓRIA – Santa Ignorância SL/ MA19/05 18H Teatro Alcione Nazareth

O Miolo da estória é uma obra de ficção baseada em leitura, observação e depoimentos de brincantes, que traz em síntese os conflitos de um homem pobre diante da exploração sofrida no ambiente de trabalho e no espaço de divertimento.

FICHA TÉCNICA: Dramaturgia, direção, atuação, músicas e cenografia: Lauande Aires; Iluminação: Eliomar Cardoso; Operação de sonoplastia: Lesly Thaís Correia/ César Boaes; Produção e realização: Santa Ignorância Cia. de Arte.

BARBAZUL: AMOR E SOLIDÃO – Teófila Lima 19/05 19H Teatro João do Vale

BARBAZUL é um manifesto de amor. Entre narrações e pontos de vista sobre o que seria este sentimento inexplicável. Dramturgia baseada no romance homônimo do escritor Rubem Alves

FICHA TÉCNICA: Direção e atuação: Teófila Lima; Iluminação: Darciléia Sousa; Sonoplastia: Luciano Texeira,

O NEGRINHO DO PASTOREIO – Grupo Oigalê / RS (rua) 19/ 05 17H Praça Nauro Machado

Livre adaptação da lenda homônima de Simões Lopes Neto. É a lenda mais autêntica do folclore do Rio Grande do Sul. Conta a saga de um escravo que por ter perdido uma corrida de cavalos é cruelmente torturado até a morte pelo seu senhor e passa a ser conhecido como procurador das coisas perdidas. Basta apenas acender um toco de vela pro Negrinho. Se ele não achar, ninguém mais acha.

FICHA TÉCNICA Texto: Simões Lopes Neto; Adaptação Hamilton Leite e Paulo Gaige; Direção Sergio Eitchichury; Elenco Di Machado, Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Paulo Brasil e Vera Parenza; Músicas Gustavo Finkler; Preparação vocal Cristiano Hanssen; Figurino
Vera Parenza; Adereços Oigalê C.A.T; Arte gráfica Vera Parenza; Iluminações Paulo Fontes; Máscaras Ricardo Vivian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.