20/04/2024

SENAI-MA e Defensoria Pública do Estado firmam convênio para cursos profissionalizantes

O objetivo é oferecer capacitação para os colaboradores e público assistido pela DPE  

SÃO LUÍS- Nesta segunda-feira (17), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) firmaram convênio de parceria para cooperação técnica e realização de cursos profissionalizantes para colaboradores e comunidade assistida pela DPE. O documento foi assinado pelo diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, e pelo defensor-público geral do Estado, Gabriel Furtado, na sede da Defensoria Pública do Maranhão.  

Nessa primeira etapa estão sendo disponibilizados os cursos de corte e costura, assistente administrativo e assistente de recursos humanos. Os dois últimos já estão sendo realizados, como explica a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Andreia Lauande. “O curso de assistente administrativo teve início no começo de julho e acontece aqui na Defensoria Pública, em nosso auditório com público externo, colaboradores e seus familiares. Hoje iniciamos a turma de corte e costura, que tem um recorte bem especial, pois é destinado a mulheres vítimas de violência, mulheres cis e/ou mulheres trans. O curso acontece no SENAI do bairro Monte Castelo”, afirmou.  

O diretor regional do SENAI-MA falou sobre da importância da parceria com a DPE. “O doutor Gabriel é uma pessoa que está sempre buscando alternativas para inclusão socioprodutiva das pessoas no estado, e o SENAI sempre procurando dar essa resposta por meio da educação tecnológica. Essa união mostra a preocupação na inclusão dos colaboradores da Defensoria e de pessoas em situações vulneráveis da comunidade, por meio da educação profissional e tecnológica”, ressaltou.  

Cada curso é formado por turmas com 25 pessoas, que estão sendo capacitadas por profissionais do SENAI-MA. Segundo o defensor-público geral do Estado do Maranhão, a ideia é construir uma rede de cidadania externa, como também qualificar o público interno da Defensoria. “O nosso objetivo é atingir a comunidade em geral e também o nosso público que é atendido aqui no dia a dia. A gente identifica uma família, uma mulher, enfim, uma pessoa que precisa de uma oportunidade de qualificação para ela romper aquele ciclo da violência, romper com ciclos da miséria. O SENAI sempre é referência em educação e estamos muito felizes com essa parceria que terá muito mais oportunidades ofertadas”, declarou. Também estiveram presentes no encontro a 1ª subdefensora pública-geral do Estado, Cristiane Marques, e a assessora técnica do SENAI, Lenka Rego.