20/04/2024

Sesc recebe a exposição “Experiências em São Miguel das Missões” de Carlos Vergara

A partir desta segunda, 17, a Sala Sesc de Exposições recebe “Carlos Vergara Viajante – Experiências em São Miguel das Missões.” A visitação é gratuita e acontece de segunda a sexta, de 8h30 as 12h30 e de 13h30 as 17h30.

Carlos Vergara viaja para pintar, buscando no deslumbramento do ver pela primeira vez a força motriz da sua poética visual. A viagem, no fundo, é uma metáfora para o fazer da obra – ir em busca de diferentes formas de ver e de ser no mundo. A experiência de São Miguel é um momento decisivo desse “ir em busca” no interior da poética de Vergara.

Nas Experiências de São Miguel das Missões, o artista encontra esse lugar povoado por acontecimentos de relevância religiosa, política e geografia para a história da América. Da história pessoal à cultural, passando pela revisitação de modos de vida soterrados e esquecidos, e chegando à própria potência da arte em abrir perspectivas de compreensão que não se encaixam no saber científico e objetivo.

A exposição integra o ArteSesc, projeto que desde 1981 tem se voltado para a discussão da arte contemporânea, permitindo que o público conheça obras de notórios artistas visuais como Carlos Vergara, um dos grandes nomes do movimento Nova Figuração Brasileira. O ArteSesc sempre buscou o fomento da produção artística do país, estimulando a criação de um circuito que alcançasse diversas localidades, contribuindo assim com o trabalho de formação do olhar, o estímulo da criatividade e formação de sujeitos com uma visão crítica do mundo à sua volta.

 Carlos Vergara, um dos grandes nomes da arte brasileira

Nascido na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1941, Carlos Vergara iniciou sua trajetória nos anos 60, quando a resistência à ditadura militar foi incorporada ao trabalho de jovens artistas. Em 1965, participou da mostra Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, um marco na história da arte brasileira, ao evidenciar essa postura crítica dos novos artistas diante da realidade social e política da época. A partir dessa exposição se formou a Nova Figuração Brasileira, movimento que Vergara integrou junto com outros artistas, como Antonio Dias, Rubens Gerchmann e Roberto Magalhães, que produziram obras de forte conteúdo político.

Nos anos 70, seu trabalho passou por grandes transformações e começou a conquistar espaço próprio na história da arte brasileira, principalmente com fotografias e instalações. Desde os anos 80, pinturas e monotipias têm sido o cerne de um percurso de experimentação. Novas técnicas, materiais e pensamentos resultam em obras contemporâneas, caracterizadas pela inovação, mas sem perder a identidade e a certeza de que o campo da pintura pode ser expandido. Em sua trajetória, Vergara realizou mais de 180 exposições individuais e coletivas de seu trabalho.

A exposição fica disponível para visitação até o dia 29 de setembro, na Sala Sesc de Exposições, localizada no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac na Avenida dos Holandeses. Mais informações pelo telefone (98) 3215-1563.

SERVIÇO

O que? Exposição Carlos Vergara Viajante – Experiências em São Miguel das Missões

Onde? Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac. Av. dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II

Período de visitação: De 17 de julho a 29 de setembro (segunda a sexta, de 8h30 as 12h30 e  de 13h30 as 17h30)