27/05/2024

Setur promove curso de qualificação para equipes dos Centros de Atendimento ao Turista

A escolha de um destino depende de uma série de fatores, como: atrativos turísticos, hospitalidade, eventos disponíveis, estrutura, sinalização adequada, qualidade de hotéis e serviços para os turistas. Nesse conjunto, prestar bom atendimento é fundamental. Pensando em melhorar a eficiência da equipe dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), através do Programa de Qualificação Profissional, promoveu o Curso de “Informações Turísticas”, com ênfase nas festas juninas, nesta segunda-feira (13).

O público participante foi composto por atendentes e estagiários das unidades dos CATs de São Luís, Raposa e São José de Ribamar (MA). A formação aconteceu no auditório do prédio Centro Caixeiral, na rua da Palma, em São Luís. Ao todo, 25 atendentes participaram.

Essa capacitação se torna ainda mais relevante diante das expectativas de crescimento do turismo neste São João. A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento do turismo no Maranhão.

“Ao capacitar os profissionais que atuam na área, estamos investindo no aprimoramento dos serviços ofertados, o que contribui diretamente para o crescimento econômico e a promoção do nosso estado como um destino turístico de excelência”, disse Araújo.

A intenção principal do curso foi capacitar esses profissionais para atender os visitantes durante as festas juninas.

“Durante o período das festas juninas, o Maranhão recebe um grande número de turistas que frequentemente procuram por informações detalhadas nos Centros de Atendimento ao Turista. Com isso em mente, a Setur-MA promoveu o curso de atualização para os atendentes dos CATs, fornecendo conhecimento adicional sobre as festividades juninas, os itinerários culturais, as danças e culinária típicas, bem como informações sobre os grupos culturais e apresentações”, ressaltou Fabiano Costa, técnico de Qualificação Profissional da Setur-MA.

A guia de turismo bilíngue e atendente no CAT Aeroporto, Carolina Uta, já participou de dois períodos juninos como estagiária. Este será o primeiro como profissional.

“A expectativa para o São João 2024 é atender mais turistas, mostrando a nossa hospitalidade e o que temos a oferecer durante a época mais festiva do Maranhão: o São João”, ponderou.

Por outro lado, o estagiário do CAT, Diogo Armando, vai estrear no atendimento ao turista do CAT.

“Estou ansioso para participar do São João atendendo os visitantes. “A qualificação adquirida no curso irá reforçar o que temos a oferecer, fornecendo informações atualizadas sobre como tratar e informar os turistas e nos deixando mais seguros ao atendê-los”, comemorou Armando.

Dentro do curso, foram explorados temas como: danças tradicionais, grupos e variações de sotaques do bumba meu boi, personagens juninos da cultura popular, programação dos arraiais da Grande Ilha. Além disso, durante a capacitação, os profissionais também receberam orientação sobre a relevância da padronização das informações para aprimorar o atendimento.

No ano de 2023, mais de 28 mil visitantes foram acolhidos pelos Centros de Atendimento ao Turista em todo o Maranhão, conforme dados levantados pela Setur-MA. Os CATs representam uma ferramenta que provê aos turistas informações, sugestões de passeios e orientações de segurança. No total, são 14 pontos distribuídos pelos principais destinos turísticos do estado.