14/04/2024
Sem categoria

Show de samba com Heriverto Nunes agita a programação de aniversário do Cine Teatro da Cidade


Comemorando três anos de funcionamento, o palco do Cine Teatro da Cidade, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, recebe, nesta sexta-feira (05), às 19h, o cantor e compositor Heriverto Nunes, apresentando o show “H’eira de Mina”, com repertório autoral de canções que dialogam com o imaginário da religiosidade afrobrasileira e maranhense, entre encantados, orixás e caboclos.

O diretor do Cine Teatro da Cidade, André Lobão, destacou o objetivo da programação. “A programação de aniversário do Cine Teatro, celebrado no dia 07 de junho, tem o objetivo não somente de comemorar os três anos de existência do espaço, mas também legitimar o teatro enquanto equipamento cultural do Município, junto ao segmento das artes cênicas, música e dança. Toda a programação conta com a parceria de grupos culturais e artistas convidados”, ressaltou.


Sambista com pé nos terreiros do Maranhão, Heriverto Nunes tem formação em Artes Cênicas e insere em suas apresentações a potência dos elementos cênicos e da performance. O show é uma retomada do cantor aos palcos, após passar por problema de saúde, uma forma de agradecer a Deus, aos orixás, seus santos de devoção, São Jorge, Nossa Senhora, além de celebrar a vida.
“Cada show é sempre a superação do medo, do desafio. Em cada espetáculo eu procuro colocar a minha verdade, com espontaneidade e alegria e espero que o público possa celebrar essa energia comigo e com os artistas convidados”, disse Heriverto.

O show terá a participação dos amigos e cantores Lúcia Gato, Célia Sampaio, Tássia Campos, Camila Boueri, Alberto Júnior, Andréa Frazão, Milla Camões, Maria Vitória. A entrada é gratuita.

A programação de aniversário do Cine Teatro da Cidade encerra no sábado (06), com a realização do bate papo “Plantando em terra seca… Diálogos sobre o Sistemas Estadual e Municipal de Cultura”, com a mediação de Marco Moraes (SP), convidado do projeto Conexão Dança, que firmou parceria com o Cine Teatro na integração de atividades no equipamento cultural.

Além do bate papo, o Cine Teatro recebeu também, na segunda-feira (01), palestra com o bailarino Alejamdro Ahmed, do Grupo Cena 11, de Santa Catarina. Ele falou com artistas, dançarinos, atores e bailarinos sobre processo de criação a partir do corpo enquanto linguagem artística e profissional. Na mesma noite, a pesquisadora e diretora do grupo TeatroDança, Júlia Emília, realizou lançamento do livro “Vivendo Teatrodança, investigação de uma artista maranhense para crianças de qualquer idade”. Publicado com auxílio do edital da FAPEMA, o livro registra parte da história pioneira da dança e da cena maranhense, percorrendo a trajetória de uma artista inquieta em suas propostas cênicas, que considera a tradição popular mantendo os pés na atualidade.

O evento contou ainda com apresentação de espetáculos teatrais infantis e contação de histórias para o público de alunos das escolas de ensino fundamento do município, na terça e quarta-feira (02 e 03).
A programação de aniversário do Cine Teatro da Cidade tem a parceria do projeto Conexão Dança, grupo GAMAR, SESC e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
CINE TEATRO DA CIDADE
O Cine Teatro da Cidade ocupa hoje o antigo Cinema das Estrelas, posteriormente conhecido como Cine Roxy. Construído em 1939, o equipamento cultural está localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé. O prédio possui características de ArtDecó, com estrutura de traços retos que pode ser observada em uma pequena torre, sobre qual estava o letreiro luminoso com o nome do cinema.
Em 18 de Janeiro de 2012, foi sancionada a lei de n° 5.604, que cria, na estrutura administrativa da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), o Teatro da Cidade de São Luís.
Administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func), o Cine Teatro recebeu nova direção no mês de fevereiro, momento em que foi apresentada para comunidade a nova identidade visual da casa, além de projetos de ocupação do espaço, com diálogo participativo da comunidade artística e cultural da cidade, fortalecendo a memória do equipamento cultural que já foi um dos mais importantes cinemas de São Luís, o “Cinema das Estrelas”.
Atualmente, o Teatro da Cidade de São Luís recebe espetáculos de dança, teatro, música, circo e eventos institucionais, além de mostras de festivais de cinema e audiovisual. Em 07 de junho de 2015, o Teatro da Cidade completará três anos de atividades desde sua restauração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.