19/05/2024

Sobre o LP de 1979 – Escolas de Samba Unidas do Maranhão –

Por José Ribamar Gomes (Gojoba) – Jornalista

Em finais de 1977 o cantor Giovane que estava fazendo uma série de shows em São Luís, encontrou na rádio Difusora do Maranhão, na avenida Camboa, um local para manter contatos e agendar shows. E nesse período fez amizade com os profissionais da emissora e com o diretor Afonso Bacelar.

Conversa vai, conversa vem e surgiu a idéia de gravar um LP com os sambas de enredo das escolas que iriam desfilar no ano seguinte. A idéia foi “comprada” por Afonso Bacelar que providenciou, junto com outros diretores da Difusora-AM os meios para a gravação do LP que seria histórico.

Feita a seleção dos sambas com a participação de Giovane e do maestro Nonato Silva, foram tomadas as providências para a gravação, em São Paulo.

Giovane fez a arregimentação de cantores e músicos e com ele seguiu para São Paulo o maestro Nonato e o cantor e compositor Oberdan Oliveira. E assim foi gravado o LP “Escolas de Samba Unidas do Maranhão” lançado no pré-carnaval de 1978.

O sucesso foi total e a Difusora manteve a sua tradição de pioneirismo no que se refere a produções visando a cultura maranhense.

E cada escola de samba recebeu a sua cota de LPs com muita festa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.