13/06/2024

Sucesso, temporada especial do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” atrai milhares de pessoas no MA, PA e CE

Projeto do grupo maranhense Xama Teatro realizou mais de 20 atividades em três cidades diferentes, com programação totalmente gratuita.

BRASIL – Ao longo de três meses, o teatro maranhense conectou e emocionou milhares de pessoas por meio de oficinas, espetáculos e narração de histórias que integraram a programação do projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, do grupo Xama Teatro (MA), em temporada especial que contou com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Com uma trajetória de sucesso no território nacional desde 2008, o grupo Xama Teatro, coordenado por atrizes maranhenses, já circulou por todos os estados do Brasil e foi premiado nos principais editais culturais do país. E em 2024, estados como Maranhão, Pará e Ceará receberam uma programação especial para celebrar os 15 anos de atuação do projeto.

Renata Figueiredo, atriz e arte-educadora do grupo, ressaltou que a temporada 2024 foi a primeira vez que o Xama Teatro viaja com a equipe inteira. E a experiência se demonstrou exitosa, com um trabalho todo feito em coletivo e com muita união. “Nosso trabalho é muito regido pelo afeto. Considero que a gente venceu e triunfou, porque saímos desta comemoração de 15 anos ainda mais próximos, nos amando e nos admirando ainda mais. Seguiremos adiante para que o Xama Teatro continue a transparecer essa afetividade e esse amor nos trabalhos que a gente faz”, disse.

Também integrante do grupo Xama Teatro, a atriz Gisele Vasconcelos comemorou o impacto que o projeto causou nas três cidades alcançadas (São Luís, Belém e Fortaleza). “A cada cidade contemplada nesta temporada, foi também um encontro com parcerias com grupos teatrais locais, com escolas de formação de atores e atrizes, com centros culturais, espaços para apresentações teatrais e apoiadores da cultura. A gente foi buscando, em cada local, quem pudesse somar mais ainda com esse nosso projeto e fortalecer a nossa jornada, fortalecendo o teatro produzido no Maranhão”, destacou a atriz.

Já a atriz e performer Rosa Ewerton celebrou a recepção calorosa que o Xama Teatro recebeu tanto em Fortaleza quanto em Belém. “Tanto o público de Fortaleza quanto o público de Belém foram, simplesmente, incríveis. Receptivos e calorosos, que nos acolheram com muito afeto. Em Fortaleza, por exemplo, teve um grupo que maratonou todos os espetáculos. Nossa turnê foi um sucesso e fechamos com chave de ouro, com muito afeto e carinho envolvidos”, comentou.

A receptividade do público nas oficinas também foi exitosa, segundo Nádia Ethel, dramaturga e produtora do Xama Teatro. “A experiência das ações formativas foram experiências de trocas riquíssimas, que permitiu termos contato direto com os artistas emergentes de cada cidade que estão efervescendo de ideias, de projetos e que se viram atravessados por aquelas inquietações que a gente levou nas oficinas. Ao mesmo tempo, fomos atravessados por aquelas inquietações que foram trazidas para nós, o que permitiu percebermos particularidades de cada cidade e questões que nos atravessam e que são inerentes às práticas que estão acontecendo nas artes cênicas. Concluímos esta temporada totalmente extasiadas e cheias de novas vontades de continuar”, reforçou.

Para a dramaturga, atriz e diretora do Xama Teatro, Nicolle Machado, a atuação coletiva de todas as equipes envolvidas no projeto “O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias” foram essenciais para que cada etapa fosse sucesso de público e renovasse o fazer artístico de cada integrante.

“[Nós] Gostaríamos de fazer um agradecimento especial a todos os técnicos dos teatros de Belém e Fortaleza, que foram equipes fundamentais para que as nossas montagens pudessem ocorrer no tempo previsto. Tudo ocorreu de uma maneira muito organizada, com apoio dos técnicos, dos gestores institucionais, além do apoio do SESC e do Teatro Waldemar Henrique, em Belém, e do Porto Iracema das Artes e do Instituto Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza”, pontuou.

A diretora acrescenta, ainda, que a variedade de atividades propostas pelo projeto ajuda a fortalecer, também, a economia criativa das cidades. “Importante ressaltar que uma circulação movimenta muito da economia criativa do lugar porque pessoas são demandadas para ajudar nas questões técnicas e a gente tem muito prazer em fazer essas contratações, de intérpretes de libras a técnicos de som, técnicos de luz, etc. É uma forma de contribuirmos com aquela cidade para além das apresentações, das formações que a gente está deixando e de injetar capital do projeto naquela cidade”, finalizou.

Redes do Grupo Xama Teatro:

• Instagram: https://www.instagram.com/xamateatro/

• YouTube: https://www.youtube.com/user/XAMATEATRO

• Facebook: https://www.facebook.com/xamateatro

• Blog: https://xamateatro.blogspot.com/

•Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2aFTWNhqwMl8lEUW1yNcBx