Na sexta-feira, 30, a Universidade Federal do Maranhão realizará, de forma virtual, às 19h, com transmissão pelo canal da DCom TV no YouTube, a solenidade de entrega do título de Professor Emérito, dado a professores que tiveram relevância na universidade ao longo da sua carreira. Neste ano, serão agraciados dez docentes das mais diversas áreas do conhecimento e que têm prestado serviços de grande relevância em prol do desenvolvimento da ciência e da educação brasileira.
Até a sexta, a Diretoria de Comunicação (DCom – UFMA) fará publicações apresentando cada homenageado. Para iniciar a série, será apresentado o professor Antonio Carlos Leal de Castro, do departamento de Oceanografia e Limnologia.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão, o docente possui especialização em Didática de Nível Superior pela UFMA, e em Oceanografia pela USP, mestrado e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, ambos pela USP.
Em 1981, Antônio Carlos foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para ingresso na carreira do magistério, na classe de Professor Assistente I do departamento de Ciências Morfológicas e Fisiológicas da UFMA. Oito anos depois, ele ascendeu para a classe de Professor Adjunto I.
Juntamente com a Profa. Maria Marlucia Ferreira Correia e outros professores, Antonio Carlos Leal de Castro, transformou o Laboratório de Hidrobiologia-LABOHIDRO em Órgão Suplementar da UFMA, permitindo a elaboração de convênios e a realização de pesquisas na área das Ciências Aquáticas, considerando o potencial de recursos a serem explorados, tanto em águas interiores, quanto em marinhas, sobre as quais nada se conhecia.
Foi um dos fundadores do departamento de Biologia da UFMA, sendo o chefe no período de 1987 a 1989. Implantou o Programa de Capacitação do Curso de Ciências Biológica – PROCIB, que possibilitou a consolidação do quadro docente do departamento de Biologia com egressos do curso, e representou o embrião para a criação do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no Brasil.
Antônio Carlos também participou da criação do departamento de Oceanografia e Limnologia (DEOLI), no qual exerceu a função de chefia no período de 2000 a 2002. “O DEOLI deu origem e abrigou o Curso de Graduação em Ciências Aquáticas, hoje Oceanografia. Neste mesmo ano participou da Comissão Interdisciplinar para criação do primeiro Curso de Pós-Graduação da UFMA, denominado Saúde e Ambiente”, lembrou o homenageado.
No ano de 1997, ele passou também em primeiro lugar no concurso público para o cargo de Professor Titular do departamento de Oceanografia e Limnologia, para ministrar a disciplina Ecologia Aquática.
Atualmente, Antônio Carlos Leal de Castro é professor titular do departamento de Oceanografia e Limnologia, leciona e orienta no curso de graduação em Oceanografia e nos Mestrados de Desenvolvimento e Meio Ambiente, e de Saúde e Ambiente da Universidade Federal do Maranhão. Ele é o decano do Departamento de Oceanografia e Limnologia e, neste ano, o Labohidro completa 50 anos de fundação.
Homenageados com o título de Professor Emérito
Antonio Carlos Leal de Castro
Antonio Cordeiro Feitosa
Aymoré de Castro Alvim
Carlos Celso Gomes Nunes
Ceres Costa Fernandes
Fernando José Cunha Belfort
Haroldo Silva e Souza
José Batista de Oliveira
Manoel Rubim da Silva
Zenir de Jesus Lins Pontes