02/12/2024

UFMA publicará o primeiro edital do Programa de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) em janeiro

Mais um avanço inédito e momento histórico das Ciências Ambientais no Maranhão. Neste mês de dezembro de 2023 ocorreu a primeira reunião dos docentes do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão (Doutorado PRODEMA-UFMA). Nesta reunião foi realizada a eleição de coordenador e sub-coordenador local, o qual foram eleitos os professores Samara Aranha Eschrique e Arkley Marques Bandeira, respectivamente.

 Ao mesmo tempo, foram definidos os ajustes finais para o lançamento do Edital de seletivo discente para formação da primeira turma do Doutorado. A expectativa é que esse edital seja lançado na primeira quinzena de janeiro de 2024. O programa ficará sediado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA) e contará com 11 docentes que apresentam profunda visão interdisciplinar.

Notícia completa em:

https://portalpadrao.ufma.br/site/noticias/ufma-publicara-o-primeiro-edital-do-programa-de-doutorado-em-desenvolvimento-e-meio-ambiente-prodema-em-janeiro

Em suas redes sociais, o professor Leonardo Soares, vice-reitor da UFMA, destacou a importância desse novo avanço para a Universidade. “A primeira reunião do colegiado do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA da UFMA é mais um momento histórico das Ciências Ambientais no Maranhão. Em janeiro publicaremos o primeiro edital do Doutorado e teremos ainda a formação da primeira turma da UFMA e do Maranhão na área das Ciências Ambientais. Avante!”, disse o pesquisador pós-doutor em Planejamento Ambiental e Geoecologia da Paisagem.

 Adesão

A professora e pesquisadora do DEOLI-UFMA, Flávia Mochel repercutiu o resultado do trabalho. “Muito orgulho em participar de mais uma página dessa história! Doutorado- PRODEMA-UFMA. Faço minhas as palavras do nosso amigo, colega, ex-aluno, atual vice-reitor, Leonardo Soares”, finalizou Flávia Mochel. O primeiro Doutorado em Meio Ambiente do Maranhão foi aprovado no dia 17 de maio deste ano, em reunião do Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rede PRODEMA.

A proposta de adesão da UFMA à Rede PRODEMA, aprovada por unanimidade, foi coordenada pelo docente Leonardo Silva Soares e uma Comissão formada pelos Professores Arkley Marques Bandeira, James Werllen de Jesus Azevedo e Samara Aranha Eschrique, lotados no DEOLI-UFMA. O Curso de Doutorado Acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA já conta com oito universidades públicas, e a UFMA vem suprir a lacuna de estudos ambientais na transição entre o Nordeste e a Região Amazônica.

 Saiba mais

A participação da UFMA na rede PRODEMA já era esperada desde a aprovação do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, ocorrido em 2020, e o seu ingresso à rede PRODEMA vai permitir a abertura da primeira turma de doutorado acadêmico em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Maranhão em 2024. Com a Área de concentração em Desenvolvimento e Meio Ambiente, a Rede PRODEMA tem como missão institucional a geração de conhecimento em base interdisciplinar, voltada para o desenvolvimento sustentável no contexto do Nordeste do Brasil.

Qualificação de recursos humanos no Nordeste

Trata-se de um doutorado, cuja matriz interdisciplinar é focada em abordagens críticas e sistêmicas para a construção de um desenvolvimento atento às necessidades regionais e às demandas reprimidas de qualificação de recursos humanos no Nordeste.

Na mesma linha, o Doutorado PRODEMA da UFMA tem como foco a promoção e formação continuada de mestres em diferentes áreas de formação em uma perspectiva interdisciplinar, como também fomentar o ensino, pesquisa e extensão, com vistas a potencializar os recursos humanos e formar profissionais nas áreas das ciências ambientais para atuarem no enfrentamento dos problemas oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento nas regiões costeiras do Maranhão e do Nordeste do Brasil.