20/04/2024

UFMA Virtual (DTED-UFMA) prorrogou até o dia 09 de julho, as inscrições para o curso Formação de Preceptores da Educação em Saúde

Lançado no dia 12 de dezembro de 2022, o curso alcançou a marca de 10.000 inscrições no primeiro mês. A capacitação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) por intermédio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES), com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do UFMA Virtual (Diretoria de Tecnologias na Educação – DTED).

O curso é voltado para preceptores em saúde que atuam na graduação, internato médico e residência em saúde; e profissionais colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão e dos demais Hospitais Universitários do Brasil;

A oferta educacional é gratuita, 100% on-line e autoinstrucional, ou seja, sem mediação de tutores, além disso, aborda as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde.

Com carga horária de 180 horas, certificação imediata, o programa é dividido em cinco módulos, sendo eles: Módulo 1 – O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); Módulo 2 – Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); Módulo 3 – Ensino e Qualificação Profissional (45h); Módulo 4 – A Inserção de Tecnologias na Educação (30h); e Módulo 5 – Metodologias Ativas (30h).

As inscrições podem ser realizadas em ufmavirtual.ufma.br, onde o interessado poderá ter acesso a todas as informações da capacitação.